Quinta, 28 de Novembro de 2024
33°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Maranhão

Ministra da Saúde destaca excelência do atendimento do Hospital da Ilha no Maranhão

“Um hospital de gestão estadual de excelência”, afirmou Nísia Trindade, que reafirmou parceria federal com o estado.

22/11/2023 às 20h35
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Visita da ministra Nísia Trindade ao Hospital da Ilha (Foto: Israel Pontes)
- Visita da ministra Nísia Trindade ao Hospital da Ilha (Foto: Israel Pontes)

Em São Luís, o governador Carlos Brandão, o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes e a ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade, visitaram, nesta quarta-feira (22), o Hospital da Ilha. 

Durante a visita, Brandão mostrou à ministra os serviços realizados no hospital, como a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ). Eles também conversaram sobre os avanços e desafios da rede de saúde pública. “Com novas unidades e programas, são necessárias parcerias que ajudem na manutenção desses serviços de extrema importância para o Maranhão”, disse o governador. 

“Um hospital de gestão estadual de excelência”, afirmou Nísia Trindade. Segundo a ministra, o Hospital da Ilha está incluído no programa de redução de filas do Ministério da Saúde, entre outras frentes de cuidado. “Os queimados, a questão dos AVCS, e toda a agenda de queimados como referência também na região Nordeste. Vamos ter muito trabalho, juntos. E isso é o que nos anima, com toda a certeza”, acrescentou.

Durante a agenda, a ministra conheceu, ainda, o ambulatório de consulta com perfil cirúrgico e a ala do Cuidar de Todos ‘AVC – Cada Segundo Importa’.

“O Hospital da Ilha mostra o compromisso da gestão do governador Carlos Brandão com a saúde das pessoas no Maranhão. E nós continuamos trabalhando, junto com o Ministério da Saúde, para incluir também novas tecnologias e serviços, visando o fortalecimento da rede de saúde no estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Participaram da visita a secretária da Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad; o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, substituto, Felipe Proenço; o secretário de Estado de Planejamento (Seplan), Vinicius Ferro Castro; o subsecretário da Casa Civil, Júnior Viana, o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe; o deputado federal Duarte Júnior, os deputados estaduais Carlos Lula e Antonio Pereira, além da diretora geral do Hospital da Ilha, Ana Carolina Hortegal e equipe. 

Unidade de Tratamento de Queimados

Em 2 de maio deste ano, o governador Carlos Brandão entregou a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), no Hospital da Ilha. O serviço dispõe de 19 leitos, sendo 6 pediátricos e 13 adultos, dentre eles dois de estabilização, para o atendimento de pacientes com queimaduras de segundo e terceiro grau. 

A UTQ conta com uma Sala de Cinesioterapia, adotada no processo de recuperação motora com oferta de exercícios terapêuticos, e Sala de Balneoterapia, destinado para banhos e trocas de curativos. A unidade funciona 24h e atende pacientes dos serviços de emergência, através da Central de Regulação de Leitos, conforme o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Programa Cuidar de Todos

O maior programa de Governo na área da Saúde, lançado em 3 de agosto deste ano, apresenta eixos como Atenção Primária, Ações de Saúde, Oftalmologia, Saúde Animal, Cirurgias, ‘AVC – Cada Segundo Importa’ e, agora, Telemedicina.

A porta de entrada do atendimento do programa Cuidar de Todos ‘AVC – Cada Segundo Importa’ ocorre a partir da avaliação do paciente nas Unidades de Pronto Atendimento Cidade Operária, Itaqui-Bacanga, Araçagi, Vinhais, Parque Vitória, Paço do Lumiar ou Hospital da Vila Luizão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias