Sábado, 20 de Julho de 2024
25°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Câmara entrega prêmio de boas práticas e inclusão em saúde mental

A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (21) a cerimônia de entrega do Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental...

21/11/2023 às 07h51
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Divulgação/Prefeitura de Uberaba-MG
Divulgação/Prefeitura de Uberaba-MG

A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (21) a cerimônia de entrega do Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental 2023. A solenidade, que integra as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, está marcada para as 16h, no Salão Nobre.

O objetivo da premiação é reconhecer e incentivar pessoas e instituições que desempenham um papel ativo na promoção de cuidados dignos e sustentáveis com aqueles que enfrentam desafios de saúde mental e vulnerabilidade.

Os escolhidos deste ano são:

Antônio Geraldo da Silva - Brasília (DF): médico psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. Exerceu vários cargos em instituições públicas e privadas.

Enloucrescer - Associação dos Familiares, Amigos e Usuários do Serviço de Saúde Mental - Blumenau (SC): entidade sem fins lucrativos, criada em janeiro de 1998, que atua com cerca de 500 pessoas por ano, usuárias e egressas da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Tem como objetivo o exercício pleno da cidadania e o fortalecimento dos princípios da reforma psiquiátrica e da Luta Antimanicomial.

Hospital Psiquiátrico Dr. Adolfo Bezerra de Menezes - Paranaíba (MS): entidade filantrópica fundada em 1966, reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal, atuando nas diretrizes da Raps, proporcionado boas práticas e inclusão em saúde mental.

Marcos Rolin - Porto Alegre (RS): foi deputado federal e estadual pelo Rio Grande do Sul. É autor da lei da Reforma Psiquiátrica no Rio Grande do Sul, primeira legislação brasileira sobre o tema e a segunda na América Latina. Como deputado federal, apresentou o projeto das Caravanas Nacionais de Direitos Humanos. A primeira delas, realizada no ano 2000, inspecionou 20 instituições manicomiais em sete estados brasileiros.

Paulo Delgado - Brasília (DF) : sociólogo, pós-graduado em Ciência Política, professor universitário, deputado constituinte em 1988, tendo exercido seis mandatos como deputado federal. É autor de leis que destacam sua luta pela causa da saúde mental, como a 10.216/2001 da Reforma Psiquiátrica ou Antimanicomial.

Mais informações estão disponíveis na página do Prêmio Nise da Silveira .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias