Segunda, 25 de Novembro de 2024
30°

Tempo nublado

Teresina, PI

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão de Saúde aprova fisioterapia gratuita para pacientes em tratamento de câncer de mama

Renato Araujo/Câmara dos Deputados O relator da proposta, deputado Augusto Puppio A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de ...

01/11/2023 às 19h45
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
O relator da proposta, deputado Augusto Puppio - (Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados)
O relator da proposta, deputado Augusto Puppio - (Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante tratamento de fisioterapia aos pacientes submetidos à cirurgia para retirada de câncer de mama (PL 3436/21).

O benefício também será garantido aos homens submetidos a tratamento para câncer de mama. Apesar de ser uma doença que acomete quase que exclusivamente mulheres, cerca de 1% dos casos atinge homens.

Apresentado pelo ex-deputado Francisco Jr. (GO) e pela deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), o texto altera a Lei 9.797/99, que garante o direito à cirurgia plástica reconstrutiva da mama no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A comissão aprovou o parecer do relator, deputado Augusto Puppio (MDB-AP), favorável à proposta. “A cirurgia para ressecção do tumor de mama pode ser bastante agressiva, principalmente nos casos de diagnóstico mais tardios, sendo muitas vezes necessária a retirada completa da mama”, disse.

“O tratamento fisioterápico pós-mastectomia, quando indicado, pode melhorar os resultados cirurgia plástica reconstrutora, além de impactar na qualidade de vida da mulher”, explicou Puppio.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias