Segunda, 25 de Novembro de 2024
32°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Novos integrantes do Conselho de Comunicação ressaltam a importância da participação popular no processo legislativo

Ao tomar posse no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados, os quatro representantes da sociedade ressaltaram a importância de estimular a p...

25/10/2023 às 20h30
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Reunião do Conselho Consultivo de Comunicação da Câmara dos Deputados - (Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados)
Reunião do Conselho Consultivo de Comunicação da Câmara dos Deputados - (Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados)

Ao tomar posse no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados, os quatro representantes da sociedade ressaltaram a importância de estimular a participação popular no processo legislativo. Conforme ressaltou a nova conselheira Kátia Chagas, o principal desafio da comunicação da Casa é despertar o interesse da população para que se informe melhor sobre as atividades do Parlamento. No final, acredita que esse trabalho melhora a qualidade da democracia.

“As pessoas só conseguem participar do processo legislativo se elas conhecerem. Eu acho que o grande desafio nosso é fazer, primeiro, as pessoas se interessarem pelo processo legislativo, segundo, elas conhecerem um pouco melhor, e terceiro, daí sim que vem a participação e porque não dizer também vem um processo muito mais consciente de voto nas eleições.”

Kátia Chagas é diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná desde 2015.

Mesma opinião tem o conselheiro empossado Matheus Schuch, jornalista do grupo RBS em Brasília. Ele ressalta que a comunicação pública, ao mesmo tempo em que deve chegar à população com linguagem acessível, tem de levar informações corretas, missão que considera um desafio.

Aline Braga, que é coordenadora especial de Conteúdo na Assembleia Legislativa de Sergipe, também ressaltou a necessidade de serem criados mecanismos novos de participação popular na comunicação da Câmara. A especialista também defende a adoção de estratégias para atingir as diferentes parcelas da população.

“O grande, maior desafio, que não é novo, é justamente a participação popular. Numa população tão diversa, com acessos tão diferentes aos meios de comunicação, e até de linguagens também, essa participação às vezes fica prejudicada. então, é pensar em mecanismos que sejam eficientes para diferentes públicos, para que essa participação possa ser feita, a população possa ser ouvida em suas demandas diversas”, disse.

O quarto conselheiro a tomar posse foi Gustavo Ferenci, secretário municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, desde janeiro de 2021.

TV 3.0
Além da posse dos representantes da sociedade, a reunião tratou de outros assuntos, como a transição do sistema de televisão brasileiro para um novo padrão tecnológico, chamado de 3.0. Conforme explicou o diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara, Carlos Eduardo Neiva Melo, uma das características do novo modelo de TV será a maior integração com a internet e o funcionamento por meio de aplicativos.

Com isso, todas as emissoras terão de desenvolver um aplicativo para veicular sua programação. A Câmara, segundo explicou, demanda que os aparelhos já venham de fábrica com um aplicativo para todos os canais da rede legislativa. A rede inclui, além da Câmara, o Senado e assembleias legislativas.

Modernização
Na opinião da presidente do Conselho, deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), os novos conselheiros vão contribuir para o processo de modernização da comunicação da Casa.

“São pessoas que conhecem a comunicação, que vão nos ajudar muito nesse desafio de melhorar cada vez mais a comunicação, a interação entre a população brasileira e o Congresso Nacional", falou. "Estamos muito otimistas com essa modernização que queremos fazer e que a TV Câmara e toda a comunicação da Câmara têm que passar, as transformações que o mundo vem vivendo e que nos exigem essa atualização.”

Criado em 2019, o Conselho Consultivo de Comunicação Social é vinculado à Presidência da Casa e composto por cinco deputados, dois servidores e quatro representantes da sociedade civil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias