O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) premiou, na última segunda-feira (23), as 35 equipes vencedoras da 1ª Olimpíada Estadual em História do Maranhão (OEHM). Destes grupos, os 80 alunos com a maior pontuação ganharam bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na modalidade iniciação científica júnior. O evento aconteceu no Iema Pleno Tamancão, em São Luís.
No total, a olimpíada contou com 2.504 participantes, sendo 1.878 alunos e 626 professores. Além de provas de múltipla escolha, os desafios envolviam conduzir pesquisas, entrevistas e comunicar suas descobertas sobre a história local de maneira criativa e informativa. As equipes eram formadas por três estudantes, podendo ser da 1ª ou 2ª série do Ensino Médio de qualquer unidade do Iema, e um professor orientador. O resultado final foi divulgado no dia 17 de julho deste ano.
“É gratificante ver nosso esforço ser reconhecido. Esse prêmio faz com que outros colegas possam se sentir incentivados também”, afirmou a estudante do Iema Tamancão, Elizabete Pereira. “A bolsa nos dá vontade de fazer ainda mais projetos e ainda prepara para o mercado de trabalho”, disse.
Já para o aluno Marcos Willy, também da unidade do Tamancão, a olimpíada é uma oportunidade de conhecer as próprias raízes. “Foi uma experiência única. Não tem preço desenvolver o conhecimento sobre a história local”, contou.
Para a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz, a 1ª edição da OEHM foi um sucesso. “Muitos alunos se inscreveram e competiram com força de vontade. É uma iniciativa importante não só para estimular o conhecimento de cada um, mas também para valorizar a história do Maranhão. Saber sobre o passado de um lugar também é uma jornada de autoconhecimento e pertencimento”, concluiu.
1ª OEHM
A 1ª Olimpíada Estadual de História do Maranhão (OEHM) visa despertar a curiosidade científica dos estudantes e professores das escolas públicas e privadas do Estado do Maranhão, por meio da busca do conhecimento planejado e sistemático, bem como o desenvolvimento de saberes que permitam alcançar o compartilhamento da produção de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi dividida em quatro fases, que aconteceram entre 24 de abril e 18 de junho.
Mín. 22° Máx. 39°