
Trajeto ocorreu às margens do Rio Acaraú e reuniu mais de 150 participantes
Com objetivo de sensibilizar a população sobre a necessidade de preservação e cuidado com a água e o meio ambiente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú promoveu, neste domingo (8), às 6h da manhã, a I Corrida das Águas do Rio Acaraú, em Sobral, região norte do Ceará. Apesar de sediado em Sobral, o evento contou com a participação e engajamento de mais de 20 municípios que compõem a bacia do Acaraú.
A corrida ocorreu em parceria com a Cogerh, a Prefeitura Municipal de Sobral, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), a Assessoria Esportiva Sprint Training e a Agência Municipal do Meio Ambiente. Também apoiaram a iniciativa esportiva o Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú, a Cagece e o Grupo Votorantim.
Partindo do Parque Aurélio Pontes, cerca de 150 corredoras e corredores completaram o percurso de 5km. O trajeto ocorreu às margens do Rio Acaraú, passando pelo Parque Lagoa da Fazenda e o Parque Pajeú, locais que permeiam a cidade de Sobral e que destacam os ambientes verdes da cidade.
O membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú e corredor, José Maria Vasconcelos, destacou que o evento foi uma forma de chamar atenção para os cuidados com a natureza e os recursos hídricos locais. “Esse evento teve como objetivo chamar atenção da população com o cuidado com o rio Acaraú, e também com os parques aqui da cidade de Sobral. Então, a Cogerh, a SRH, o Comitê e os demais parceiros estão de parabéns por abraçar uma causa tão importante”, frisou.

O presidente do Comitê do Acaraú, João Marcelo de Andrade, conduziu todo o evento e destacou o trabalho realizado em prol da preservação do rio Acaraú. João Marcelo ressaltou a participação das diversas instituições parceiras na organização do evento, reforçando também o caráter institucional da corrida. Todos os inscritos receberam um kit com a camisa e ecobag do evento e na chegada foram premiados com a medalha de participação.
Na ocasião, também foram distribuídas cerca de 200 mudas de plantas de diversos tipos. Algumas foram plantadas de forma simbólica nos arredores do Parque Aurélio Pontes.

Para o gerente da gerência regional de Sobral, Hiago Gomes, o evento foi um sucesso, por se tratar da primeira corrida idealizada pelo Comitê do Acaraú. “Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado. A corrida inicia e encerra ao lado do Rio Acaraú, esse bem tão precioso para a bacia, para a região. O rio Acaraú, com seus usos diversos, apoia o desenvolvimento da cidade, das indústrias e da agricultura local, então, é de suma importância que continuemos a preservá-lo”, explicou.

A corredora Rosiane de Sousa, moradora de Granja e primeira colocada na categoria feminina, ressaltou a atenção especial ao Rio Acaraú. “Sem dúvidas um evento de caráter socioambiental muito importante. Todos estão de parabéns! Sobre a minha performance, fiquei muito satisfeita. Destaco também a boa organização do evento, foi tudo muito bem marcado, com hidratação na medida certa.”, finalizou.

O pódio com os três melhores colocados das categorias feminino, masculino e PCD levaram um troféu pela conquista. Os primeiros colocados das categorias foram:
Masculino: 1º Lugar – Janailson Kemerson, 2º Lugar – Lúcio Fernando e 3º Lugar – Diego Santiago
Feminino: 1º Lugar – Rosiane de Sousa, 2º Lugar – Patricia Silva e 3º Lugar – Eliene Costa
PCD: 1º Lugar – Josiane Lima.
Tempo Clima no fim de semana: Confira a previsão deste para sua região
Meio Ambiente Municípios firmam acordo com MPPI para encerrar lixões e ampliar gestão adequada de resíduos
Piauí Projeto que já encerrou mais de 70 lixões no Piauí conquista financiamento internacional
Fiscalização Polícia Ambiental apreende 40 aves silvestres mantidas irregularmente em Buriti dos Lopes
Piauí Meteorologia da Semarh aponta que próximos meses serão marcados por tempo seco e madrugadas amenas no Piauí
Piauí Sem frio intenso: inverno no Piauí será marcado por tempo seco e madrugadas amenas Mín. 21° Máx. 35°