Durante sua agenda em Macau, na China, onde participou do Fórum de Economia de Turismo Global (GTEF), o ministro do Turismo, Celso Sabino, se reuniu com dois CEO’s de grupos de investimentos em turismo na Ásia. Além de apresentar as condições favoráveis que o Brasil reúne para atrair potencialidades turísticas, o ministro aproveitou o momento e convidou os investidores para o Salão do Turismo, que acontecerá no mês de dezembro, em Brasília (DF). O evento dará visibilidade a diversidade dos produtos e atrativos turísticos nacionais.
“O Brasil tem um grande mercado. Temos 6 biomas de natureza, temos uma extensa costa litorânea, praias belíssimas, rios navegáveis, a Amazônia, temos montanhas, cultura diversa, história, gastronomia e muitas regiões que ainda são pouco exploradas para o turismo. O Salão dará visibilidade ao mundo dos inúmeros roteiros que podemos oferecer”, ressaltou o ministro.
Pansy Ho, Presidente da Shun Tak Holdings Limited, um conglomerado listado em Hong Kong com negócios nos setores de propriedade, transporte, hospitalidade e investimento, e também embaixadora de negócios da Organização Mundial do Turismo (OMT) ressaltou a mudança do perfil da população chinesa, que está mais jovem e procurando novos destinos, tendências e, desta forma, renovando a procura de produtos turísticos.
“Queremos saber mais sobre o desenvolvimento do Brasil que é de longe o país mais importante da América Latina. Eu estava cheia de expectativas em conhecê-lo porque eu acho que você vai trazer inspirações para o novo desenvolvimento da indústria do turismo no Brasil”, ressaltou Pansy. Além de convidá-la para o Salão, o ministro também disse que o Brasil ficaria feliz em vê-la na COP 30, que acontecerá em Belém (PA) no ano de 2025. A executiva confirmou que vai se planejar para estar presente em algum momento da agenda do Brasil.
Na reunião com Lawrence Ho, CEO do Grupo Melco, o ministro conheceu o Complexo Turístico City of Dreams, que emprega cerca de 12 mil pessoas diretamente. Um dos empreendimentos mais conhecidos do Complexo é o Morpheus Hotel, um prédio imponente e moderno de Macau (China) cuja a estrutura de aço envolve 40 andares de vidro inspirada na escultura em jade chinês. Sabino apresentou um vídeo produzido pelo MTur que explica as oportunidades de investimentos no Brasil e convenceu o executivo a conhecer isso de perto. “Estamos convencidos, nós vamos!”, completou o investidor.
Os dois executivos receberam do ministro o boton da logomarca internacional “Marca Brasil”, que promove o território brasileiro no exterior e reafirma o compromisso com sustentabilidade. Ambos investidores se mostraram entusiasmados com as potencialidades brasileiras para desenvolver um turismo robusto, diverso e capaz de oferecer o que esse novo visitante espera do turismo. "Agora vocês já têm um pé no Brasil", comemorou Celso Sabino.
Por Paula Rosa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Mín. 21° Máx. 41°