Quarta, 27 de Novembro de 2024
25°

Tempo limpo

Teresina, PI

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão de Ciência vai discutir uso da tecnologia blockchain na administração pública

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Caio Vianna: uso de blockchains pode trazer eficiência ao serviço público, reduzindo a burocracia A Comiss...

15/09/2023 às 08h05
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Caio Vianna: uso de blockchains pode trazer eficiência ao serviço público, reduzindo a burocracia - (Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados)
Caio Vianna: uso de blockchains pode trazer eficiência ao serviço público, reduzindo a burocracia - (Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados)

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública na próxima quarta-feira (20) para debater o uso de blockchains na administração pública.

A tecnologia blockchain é um mecanismo de banco de dados que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa ou instituição. Um banco de dados blockchain armazena dados em blocos interligados em uma cadeia. Os dados são considerados cronologicamente consistentes porque não é possível excluir nem modificar a cadeia sem o consenso da rede.

O autor do requerimento para a realização da audiência é o deputado Caio Vianna (PSD-RJ). Para ele, a adoção de blockchains na administração pública pode melhorar a transparência dos processos, permitindo maior visibilidade e auditoria das atividades governamentais. Além disso, a imutabilidade dos registros em blockchain pode contribuir para a prevenção de fraudes e corrupção, fortalecendo a integridade dos sistemas e das instituições públicas.

"A utilização de blockchains também pode trazer eficiência aos serviços públicos, reduzindo a burocracia, agilizando processos e facilitando a interoperabilidade entre diferentes órgãos e entidades governamentais. A tecnologia pode viabilizar a automação de tarefas, eliminando intermediários desnecessários e reduzindo custos operacionais", acrescentou.

A audiência está marcada para as 9h30 no plenário 13.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias