Segunda, 21 de Outubro de 2024
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Senado Federal Senado Federal

MP que cria Ministério do Empreendedorismo será analisada pelo Congresso

As mudanças nos ministérios feitas para acomodar novos partidos na base do governo já estão valendo e serão analisadas pelo Congresso Nacional. A M...

14/09/2023 às 18h25
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
O Ministério do Empreendedorismo será responsável por políticas, programas e ações de apoio e formalização de negócios, de arranjos produtivos locais e do artesanato pelo microcrédito - Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
O Ministério do Empreendedorismo será responsável por políticas, programas e ações de apoio e formalização de negócios, de arranjos produtivos locais e do artesanato pelo microcrédito - Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

As mudanças nos ministérios feitas para acomodar novos partidos na base do governo já estão valendo e serão analisadas pelo Congresso Nacional. A Medida Provisória 1187/2023 , que criou o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte foi publicada no Diário oficial da União na quarta-feira (13).

O novo ministério, 38ª do governo, foi criado por desmembramento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O ministro, já empossado na quarta-feira, é Márcio França (PSB-SP), que deixou o Ministério de Portos e Aeroportos. A vaga foi ocupada por o Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE). Na mesma cerimônia também foi empossado André Fufuca (Progressistas- MA) como ministro do Esporte.

A MP altera a Lei 14.600/2023 , que trata da organização administrativa do Poder Executivo na atual gestão. O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte será responsável por políticas, programas e ações de apoio e formalização de negócios, de arranjos produtivos locais e do artesanato, bem como por estímulos ao microcrédito e ao acesso a recursos financeiros.

Serviços compartilhados

A MP também formaliza uma mudança já feita pelo governo. A Secretaria de Gestão Corporativa, que no último governo era ligada ao Ministério da Economia, passa a se chamarSecretaria de Serviços Compartilhados. O texto da MP também transfere a secretaria para Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos(MGI).

A Secretaria de Serviços Compartilhados vai atender às demandas administrativas de seis pastas: além do próprio MGI; Ministério dos Povos Indígenas; Ministério da Fazenda; Ministério do Planejamento e Orçamento; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e o novo ministério do Empreendedorismo.

De acordo com o governo, acentralização dos serviços administrativostraz vários ganhos para a administração pública, como aotimização da força de trabalho nas áreas de suporte;a especialização e padronização na prestação de serviços comuns a vários órgãose aliberação dosministérios para execução de atividades finalísticas, com economia de recursos e potencialização da força de trabalho.

As mudanças promovidas pela MP 1187/2023 já estão em vigor, mas terão de ser analisadas por comissão mista e pelos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias