
O Senado Federal se prepara para receber os jovens senadores de 2023 na semana de vivência legislativa que se inicia nesta segunda-feira (21). Os 27 alunos participantes do programa, com os respectivos professores, reúnem-se em Brasília (DF) por quatro dias, elegem a mesa diretora dos trabalhos, tomam parte de comissões temáticas, apresentam e debatem ideias legislativas e votam as propostas. Ao final, as sugestões aprovadas pelos alunos são apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e podem até virar lei.
O Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. O tema do concurso de redação do programa deste ano foi: “Saúde mental nas escolas públicas”
A lista com os nomes dos alunos selecionados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada estado está na página do programa. Em caso de impedimento de participação do primeiro colocado, o segundo ou terceiro poderão ser chamados. No site, também é possível ler todas as redações dos finalistas.
| O cronograma de atividades para a segunda-feira é o seguinte: |
| 09:30 | Cerimônia de subida da rampa do Congresso Nacional |
| 10:00 | Diplomação e Posse dos jovens senadores e senadoras no Plenário |
| 11:30 | Eleição da Mesa Jovem Senador |
| 14:30 | Instalação das Comissões Temáticas |
| 17:30 | Foto na Rampa do Congresso e fotos oficiais |
O objetivo do programa Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado. O programa funciona por meio de simulação no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa.
Participam do projeto estudantes do ensino médio da rede pública estadual selecionados por meio de concurso de redação, com temas sociais e políticos, sob responsabilidade de efetivação das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Estudantes que obtêm a primeira colocação no concurso, bem como seu professor orientador, são habilitados a participarem das simulações em Brasília.
É vedada a participação de jovens senadores que já foram atuantes no projeto. O Senado arca com todos os gastos necessários para a execução do programa, despesas de deslocamento, seguro viagem, hospedagem, alimentação e traslado para os estudantes e professores.
O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.
Senado Federal Vetado integralmente projeto que protegia benefício social de trabalhador safrista
Senado Federal Dr. Hiran critica desincompatibilização em eleição suplementar de Roraima
Senado Federal Leila Barros cobra transparência sobre situação do BRB Mín. 22° Máx. 36°