
Nesta terça-feira (8) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol e a data visa alertar as pessoas sobre a importância da prevenção. O Governo do Estado, em suas unidades de saúde, oferta atendimento ambulatorial para a população e investe na prevenção.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% da população tem colesterol alto e esta é uma das principais causas de problemas cardiovasculares, que são a primeira causa de mortes no Brasil.
O supervisor de nutrição do Hospital Geral da Vila Luizão, Paulo Moreira, explica como prevenir o aumento do mau colesterol. “Uma alimentação bem equilibrada, a base de verduras e vegetais, frutas, cortes de carnes mais magros, como frango, peixe e bovina sem gordura, azeite de oliva, abacate, oleaginosas, como castanhas e amêndoas, esses óleos mais saudáveis ajudam a elevar o colesterol bom e manter tudo em equilíbrio”, ressaltou.
Fundamental para o funcionamento adequado do organismo, o colesterol é um tipo de gordura e compõe estruturas de células de vários órgãos, como coração, pele, cérebro, entre outros. Há dois tipos de colesterol, o HDL, que o considerado “bom” e atua na regulação de hormônios e renovação celular e o LDL, o colesterol “ruim”, que facilita o acúmulo de gordura nas artérias por levar o colesterol do fígado para os tecidos, sendo o responsável por desencadear problemas cardiovasculares, como Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Pessoas que têm colesterol alto podem desencadear esse problema de saúde devido a questões genéticas e também devido a alimentação inadequada. O consumo exagerado de gorduras trans e saturadas são as principais causas alimentares do colesterol alto. As gorduras trans são encontradas em alimentos como bacon, toucinho, carnes gordurosas, leite e derivados. Já as gorduras saturadas são encontradas, entre outros alimentos, em sorvetes muito cremosos, biscoitos recheados e na maior parte dos alimentos de fast food.
Hipertenso e com colesterol alto, o vigilante Miguel do Nascimento, de 42 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e está internado no Hospital Geral da Vila Luizão. “Descobrir que tenho colesterol alto ano passado, quando realizei um exame de rotina. Desde então venho tentando controlar e por isso mudei bastante minha alimentação, mesmo assim aconteceu isso”, lamentou.
Eranice Moreira, de 56 anos, vive com as taxas do colesterol no limite. “Eu sou acostumada a fazer exames para verificar as taxas do colesterol. Faço tratamento para hipertensão e diabetes e sempre os médicos avaliam. Confesso que as vezes dou umas escapulidas na alimentação, por isso meu colesterol está sempre no limite”, admitiu a dona de casa.
O Hospital Geral da Vila Luizão compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
Piauí Governo do Estado inicia construção de módulos sanitários em Sigefredo Pacheco com investimento de quase R$ 1 milhão
Piauí Idepi inicia construção de módulos sanitários em Simplício Mendes em parceria com a Funasa
Denúncia Taxa do lixo triplicou em Teresina; OAB-PI ajuíza ação e pede liminar urgente
Investigação Operação da PF contra tráfico no Porto do Mucuripe mira empresas e prestadores de serviço
Vínculo Negado Família de proprietário nega vínculo com plantação de 290 mil pés de maconha no Ceará
Transporte coletivo Paralisação de Motoristas de Ônibus Altera Operação no Terminal de Messejana Mín. 22° Máx. 35°