
O secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) João Alves de Albuquerque recebeu, na manhã desta quinta-feira (3), na Penitenciária Sílvio Porto, em Mangabeira, o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-PB) do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho. O Conselho Estadual de Coordenação Penitenciária também participou da visita.
O gestor da Seap-PB avalia que essas visitas são atos de suma importância para o sistema penitenciário da Paraíba. As autoridades do judiciário tiveram acesso aos pavilhões, aos apenados, conversaram com funcionários e os com os diretores do Silvio Porto. “Entendemos que essa parceria é necessária. Compreendemos que essa visita trará benefícios para o sistema prisional. Nós cumprimos as determinações judiciais e essa visita é justamente para estreitarmos os laços, dizer de nossas dificuldades e pedir apoio para a melhoria do sistema penitenciário da Paraíba”.
Os dois desembargadores e alguns juízes iniciaram inspeções conjuntas em unidades prisionais do estado observando questões de segurança e condições de funcionamento, objetivando diálogo com o Governo do Estado em busca de melhorias no sistema prisional. Os magistrados tiveram acesso aos pavilhões; salas de aula; biblioteca; cozinha; almoxarifado; horta; e setores odontológico, serviço social e administrativo, onde puderam conversar com funcionários e apenados.
O desembargador Joás de Brito Pereira Filho, afirmou que o ato conjunto é de grande importância para o sistema penitenciário. O corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho destacou que, com essa visita, com esse olhar, se possa tirar várias conclusões que serão naturalmente transformadas em providências.
A juíza auxiliar da Vara das Execuções Penais, Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz, avalia que o momento é extremamente importante. “Está sendo conhecida a realidade da Penitenciária Sílvio Porto para que todas as instituições juntas consigam buscar melhorias”.
Ainda participaram da visita o juiz Carlos Neves, da Corregedoria-Geral de Justiça, a juíza coordenadora do GMF-PB, Micheline de Oliveira Dantas Jatobá, o secretário executivo da Administração Penitenciária, João Paulo Barros, o chefe de gabinete da Seap, Tércio Chaves, e o gerente executivo do Sistema Prisional, Ronaldo Porfírio.
Fotos: Josélio Carneiro de Araújo - Ascom/Seap e Ednaldo Araújo / Ascom/TJPB














Piauí Governo do Estado inicia construção de módulos sanitários em Sigefredo Pacheco com investimento de quase R$ 1 milhão
Piauí Idepi inicia construção de módulos sanitários em Simplício Mendes em parceria com a Funasa
Denúncia Taxa do lixo triplicou em Teresina; OAB-PI ajuíza ação e pede liminar urgente
Investigação Operação da PF contra tráfico no Porto do Mucuripe mira empresas e prestadores de serviço
Vínculo Negado Família de proprietário nega vínculo com plantação de 290 mil pés de maconha no Ceará
Transporte coletivo Paralisação de Motoristas de Ônibus Altera Operação no Terminal de Messejana Mín. 22° Máx. 35°