
O Piauí avançou na transparência pública em 2023, é o que apontou novo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC).
No estudo, realizado desde 2020, é analisada a transformação digital dos governos estaduais por meio da elaboração de índices, divididos em três dimensões: D1 – Capacidades para a oferta digital de serviços; D2 – Oferta de serviços digitais; e D3 – Normatização sobre modernização para a oferta de serviços públicos digitais.
O principal avanço ocorreu no quesito da normatização sobre modernização para a oferta de serviços públicos digitais, que possibilitou ao Estado do Piauí sair da última colocação, em 2022, para atingir o 4º lugar em 2023, alcançando a nota de 13,75 pontos, considerada ótima na avaliação da ABEP-TIC. Em termos gerais, somando-se a nota das três dimensões, o Piauí subiu três posições em relação ao ano anterior.

Na avaliação de 2023, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (CGE), envidou esforços para colaborar com o aperfeiçoamento dos resultados do Piauí, atuando com órgãos como Etipi, Seplan e PGE, editando decreto nº 21.979, de 13 de abril de 2023, que instituiu a Política de Transformação Digital do âmbito do Poder Executivo do Estado, o portal único de serviços e regulamentou as leis federais nº 14.129/2021 e 13.460/2017. A mobilização contou com a contribuição do auditor governamental Márcio Barros e da assessora técnica Nayara Figueiredo.

Para a controladora-geral do Estado, Amparo Esmério, o resultado foi bastante positivo. Ela considera que ao criar um ranking competitivo entre os Estados, engaja a gestão pública no melhoramento tecnológico e aperfeiçoamento dos serviços públicos e modernizando sistemas e processos. Dessa forma, segundo ela, todos ganham.
“A CGE, como órgão central de controle interno, continuará contribuindo para alavancar a transparência pública do Estado, pois sabemos que esses avanços trazem impactos positivos, principalmente, para os cidadãos”, ressaltou a controladora-geral.
Ao comparar a evolução das UFs entre 2020 e 2023, o gráfico abaixo mostra que o Estado do Piauí apresentou a maior variação positiva entre a primeira e a atual edição do índice, alcançando em 2023 a pontuação final de 60,50.

Piauí Governo do Estado inicia construção de módulos sanitários em Sigefredo Pacheco com investimento de quase R$ 1 milhão
Piauí Idepi inicia construção de módulos sanitários em Simplício Mendes em parceria com a Funasa
Denúncia Taxa do lixo triplicou em Teresina; OAB-PI ajuíza ação e pede liminar urgente
Investigação Operação da PF contra tráfico no Porto do Mucuripe mira empresas e prestadores de serviço
Vínculo Negado Família de proprietário nega vínculo com plantação de 290 mil pés de maconha no Ceará
Transporte coletivo Paralisação de Motoristas de Ônibus Altera Operação no Terminal de Messejana Mín. 22° Máx. 35°