
Para encerrar a campanha Julho Amarelo – Mês de luta contra as hepatites virais, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CGDEP), realizou, na manhã desta segunda-feira (31), uma campanha com testes rápidos para a hepatite e orientação educativa sobre a doença para seus servidores e colaboradores.
A ação ocorreu no terceiro andar do Edifício Seplag e contou com a parceria da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Na ocasião, foram realizados 95 testes rápidos para hepatite, infecção que afeta o fígado e, muitas vezes, possui evolução silenciosa, apresentando sintomas somente em estágios mais avançados.

“Agradecemos à secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, e à equipe da Sesa pela disponibilidade dos testes e dos profissionais necessários para esta importante ação de saúde que promovemos para os servidores e colaboradores da Seplag”, destaca a secretária do Planejamento e Gestão do Ceará, Sandra Machado.
Conforme o Boletim Epidemiológico Hepatites Virais – 2022, do Ministério da Saúde, entre 2000 a 2021, 264.640 pessoas foram diagnosticadas com o vírus da hepatite B e 279.872 com o vírus da hepatite C. Essas infecções são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular.

Durante todo o mês de julho, a Seplag, por meio da CGDEP e da Assessoria de Comunicação, realizou uma série de ações de conscientização dos seus servidores e colaboradores sobre as hepatites virais. Foram enviadas, por e-mails e mensagens do WhatsApp, informações científicas sobre sintomas, causas, tipos de vírus, formas de prevenção e tratamento, dentre outras. Também foram afixados cartazes sobre a campanha em pontos estratégicos do Edifício Seplag e um pop-up nos computadores de todos os trabalhadores da Secretaria.
As hepatites virais atingem o fígado e podem causar alterações leves, morosas e graves. Elas podem ser causadas pelos vírus A, B, C, D e E. No Brasil, são mais comuns os vírus A, B e C. As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas.
A vacina é a principal forma de prevenção das hepatites A e B. No caso da hepatite C, o desafio é a testagem de detecção do marcador da doença. O tratamento das pessoas infectadas é feito com antivirais de ação direta durante 12 semanas.
A transmissão da hepatite A está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. Já a transmissão das hepatites B e C pode ocorrer por relações sexuais, compartilhamento de material para uso de drogas ou de uso pessoal, transfusão, procedimentos que não atendam às normas de biossegurança (cirurgias, por exemplo), pessoas submetidas a hemodiálise.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente os testes rápidos que existem atualmente, que detectam infecções pelos vírus B ou C. A indicação do Ministério da Saúde é que todas as pessoas sejam testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente.
Saúde INCA alerta para os riscos de cigarros com sabor e aroma entre jovens Saúde Dois Reis da Babilônia, um Funcionário da Alfândega do Egito e um Tesouro Escondido da Córsega Lideram o Leilão de Antiguidades e Arte Antiga da TimeLine de 2 de junho O Primeiro Dia é o leilão principal que conta com um catálogo impresso exclusivo; as sessões de 3 a 8 de junho são somente online; Moedas, Pesos, F...
Saúde Uso excessivo de telas prejudica criatividade nas brincadeiras
Saúde Diagnóstico precoce pode estabilizar progressão da esclerose múltipla
Vacinação Aeroporto de Fortaleza terá ponto de vacinação contra o sarampo com foco na Copa do Mundo 2026
Saúde Técnica ATTA permite tratar varizes sem internação
Saúde Fatores fisiológicos influenciam ganho e perda de peso
Medicina humanizada Mutirão da saúde em Fortaleza mobiliza hospitais universitários para agilizar exames e cirurgias pelo SUS
Ceará Hospital de Messejana realiza oficinas de alimentação voltada para a saúde do coração de pacientes da Reabilitação Cardíaca Mín. 23° Máx. 35°