
O governador Rafael Fonteles esteve reunido, nesta segunda-feira (31), com mais de 400 mulheres trabalhadoras rurais piauienses, no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag-PI). Na oportunidade, o gestor recebeu a pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas e uma placa em agradecimento ao seu comprometimento e apoio ao movimento.
Com previsão de receber mais de 100 mil mulheres em sua 7ª edição, em Brasília (DF), entre os dias 15 e 16 de agosto, a Marcha das Margaridas é considerada a maior ação política de mulheres da América Latina com protagonismo das mulheres do campo, da floresta e das águas. Neste ano, o seu lema é “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”.
As reivindicações endereçadas ao governador, também entregues ao Governo Federal, estão organizadas em 13 eixos temáticos. São eles: democracia participativa e soberania popular; poder e participação política das mulheres; combate à violência, ao sexismo e ao racismo; autonomia e liberdade das mulheres sobre o seu corpo e a sua sexualidade; proteção da natureza com justiça ambiental e climática; autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hídrica e energética; democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios; direito de acesso e uso da biodiversidade e defesa dos bens comuns; vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional; autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda; saúde, previdência e assistência social pública, universal e solidária; educação pública não sexista e antirracista e direito à educação no campo; e universalização do acesso à internet e inclusão digital.

O governador exaltou o movimento e a sua importância na implementação de políticas públicas voltadas às mulheres. “O nosso programa de governo é sintonizado com esse movimento. Essas trabalhadoras participaram, inclusive, da elaboração do nosso plano de governo. Então, o nosso trabalho, agora, é agir para implementar essas políticas rapidamente, especialmente no que diz respeito ao trabalho, emprego e renda, saúde, educação e ao combate à violência contra as mulheres”, disse Rafael Fonteles.
Ainda segundo o governador, uma das formas de combater a violência contra as mulheres é investir para que elas atinjam a sua independência financeira. “A partir do momento em que elas se tornarem cada vez mais independentes, os índices de violência diminuirão. Sabendo disso, estamos trabalhando e priorizando para que tenham acesso ao empreendedorismo feminino, seja no campo ou na cidade e a políticas de créditos e tecnologias”, explicou.

Segundo Marlene Veloso, secretária de mulheres da Fetag-PI, a pauta de reivindicações foi montada com base nas principais necessidades e demandas de cada estado e região, de forma que as políticas públicas cheguem até as zonas rurais. “Queremos dialogar com o governador e apresentar a ele quais as principais dificuldades que temos, para que a qualidade de vida no campo aumente com educação e saúde de qualidade, segurança e paz social e acesso a informações e tecnologias”, destacou.
De acordo com a secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares, as pautas foram acolhidas e serão realizadas tratativas junto aos sindicatos e representantes da Fetag-PI para que sejam definidas as prioridades e a distribuição dessas ações ao longo do mandato do governador Rafael Fonteles. “No que diz respeito à agricultura familiar, algumas reivindicações já estão alinhadas com a nossa gestão, como o incentivo a feiras livres, realização de feiras territoriais, a mecanização da agricultura familiar e um percentual dos nossos programas voltados às mulheres. Tudo isso já está sendo executado e faremos muito mais durante a nossa gestão”, finalizou a secretária.
Piauí Governo do Estado inicia construção de módulos sanitários em Sigefredo Pacheco com investimento de quase R$ 1 milhão
Piauí Idepi inicia construção de módulos sanitários em Simplício Mendes em parceria com a Funasa
Denúncia Taxa do lixo triplicou em Teresina; OAB-PI ajuíza ação e pede liminar urgente
Investigação Operação da PF contra tráfico no Porto do Mucuripe mira empresas e prestadores de serviço
Vínculo Negado Família de proprietário nega vínculo com plantação de 290 mil pés de maconha no Ceará
Transporte coletivo Paralisação de Motoristas de Ônibus Altera Operação no Terminal de Messejana Mín. 22° Máx. 35°