
O Governo do Maranhão debateu os rumos da agricultura familiar com autoridades, membros da sociedade civil, sindicatos, lideranças ligadas ao segmento, além dos produtores rurais. O diálogo aconteceu nesta quinta-feira (26), durante a primeira Conferência Estadual de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (Confeaf), realizada na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), no Araçagy.
Durante o evento, o governador Carlos Brandão lembrou que o debate permitirá a definição do Plano Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural para a elaboração de políticas públicas alinhadas com o anseio dos agricultores familiares. Ele ressaltou que uma das características da gestão é desenvolver um governo participativo, considerando as contribuições da sociedade.
“Essa conferência democratiza a maneira de fazer gestão na agricultura. Aqui a gente teve a oportunidade de conversar com agricultores familiares de vários municípios, e nós viemos ouvir essas pessoas para fazer o Plano Estadual da Agricultura Familiar. O Governo Federal já lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar e nós estamos elaborando esse plano estadual para acertar, e só acerta quando se ouve o agricultor familiar”, afirmou Brandão.
A Confeaf é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e, além do debate do Plano Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, busca promover a troca de ideias entre os diversos atores sociais para o fortalecimento da produção no estado. O evento reuniu representantes dos povos indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco, movimentos sociais, agricultores familiares e autoridades de mais de 130 municípios que debateram o tema “Alimentos saudáveis + respeito à natureza = vida digna” durante os painéis, grupos temáticos e uma grande plenária final.
“Esta é uma orientação do governador Carlos Brandão, que está fazendo o Orçamento Participativo, e nesta área da agricultura familiar nós estamos escutando todos os segmentos envolvidos. Todos aqueles que trabalham com essa temática foram convidados para participar e estão trazendo a sua colaboração para um planejamento estratégico para o desenvolvimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento rural. Portanto, é um grande legado”, avaliou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré.
Entre as autoridades presentes durante o evento esteve a diretora-executiva da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Loroana Santana, que destacou o protagonismo do Maranhão para o desenvolvimento da agricultura familiar.
“Esse é um momento ímpar para discutir com a sociedade maranhense e com os nossos agricultores e agricultoras familiares qual é a agricultura familiar que queremos. Nós temos entes do Governo Federal, Estadual e Municipal junto com os movimentos do campo pautando ações de fortalecimento da produção, crédito, comercialização e organização da produção. O Maranhão segue na vanguarda fazendo com que a gente tenha um espaço de colaboração mútua no que diz respeito às discussões e pautas inerentes a agricultura familiar”, explicou.
A presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), Angela Maria de Sousa Silva, destacou a disposição da gestão estadual para o diálogo e a importância dos agricultores familiares apresentarem contribuições para o Plano Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.
“A gente precisa ter um orçamento que atenda às necessidades dos trabalhadores para produzir e comercializar a produção e essa iniciativa do Governo do Estado é muito positiva por estar ouvindo as associações, as cooperativas, os sindicatos, as trabalhadoras e os trabalhadores rurais como um todo. A partir dessa escuta eu acredito que o governo irá fazer muito pelo nosso estado e acima de tudo pela agricultura familiar”, argumentou.
O produtor familiar e engenheiro agrônomo João Carlos de Oliveira Lima, que também é membro do Instituto Batista do Areal no município de Bequimão, trabalha há 40 anos com a produção de alimentos e avaliou a conferência como de fundamental importância para a resolução de gargalos enfrentados pelos trabalhadores.
“É muito importante esse momento democrático que o governador Carlos Brandão está instituindo com o secretário Bira do Pindaré. A assistência técnica tem que ser ampliada para melhorar a qualidade da assistência com tecnologias alternativas e apropriadas à realidade da agricultura familiar. A mecanização agrícola, a irrigação, são situações de fundamental importância para a agricultura familiar que é tão carente. Por isso o evento é um marco e de fundamental importância para a gente”, comentou.
Os debates realizados ao longo desta quinta-feira durante a Conferência Estadual serão reunidos em um relatório que servirá de base para o Plano Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural. De forma simbólica, um documento com as contribuições dos participantes foi entregue ao governador Carlos Brandão pelo secretário Bira do Pindaré. As ações vão nortear as políticas públicas e serão incluídas no Plano Plurianual (PPA).
Piauí Governo do Estado inicia construção de módulos sanitários em Sigefredo Pacheco com investimento de quase R$ 1 milhão
Piauí Idepi inicia construção de módulos sanitários em Simplício Mendes em parceria com a Funasa
Denúncia Taxa do lixo triplicou em Teresina; OAB-PI ajuíza ação e pede liminar urgente
Investigação Operação da PF contra tráfico no Porto do Mucuripe mira empresas e prestadores de serviço
Vínculo Negado Família de proprietário nega vínculo com plantação de 290 mil pés de maconha no Ceará
Transporte coletivo Paralisação de Motoristas de Ônibus Altera Operação no Terminal de Messejana Mín. 22° Máx. 35°