Domingo, 22 de Setembro de 2024
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Saúde Saúde

Governo do Piauí zera fila de espera para implante de marcapasso

Foram disponibilizados 200 aparelhos, que foram implantados nos pacientes por meio de uma parceria do Hospital Universitário (HU) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

19/07/2023 às 18h46
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), zerou a fila de espera para implante de marcapasso no estado. Foram disponibilizados 200 aparelhos, que foram implantados nos pacientes por meio de uma parceria do Hospital Universitário (HU) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Todos os equipamentos foram custeados pela Sesapi.

A ação da Sesapi para zerar a fila começou em março, quando foi anunciado o I Mutirão de Cirurgia de Marcapasso do Estado do Piauí. Na ocasião foram realizadas as primeiras 13 cirurgias.

“É um feito histórico zerar essa fila. Lá atrás, alinhamos essa meta e agora conseguimos concretizá-la. Foram 200 pacientes que ganharam uma vida nova com estes marcapassos”, afirma o secretário de saúde, Antonio Luiz.

A Sesapi adquiriu os equipamentos e o HU participou com toda parte de logística e pessoal especializado para realizar os procedimentos.

“O Programa Saúde em Dia vem dando excelentes resultados e agora conseguimos mais essa conquista, que é zerar a fila por um marcapasso, graças a essa parceria inédita envolvendo 3 esferas da saúde”, declarou o superintendente de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo.

As implantações de marcapasso foram realizadas por quatro equipes de cirurgiões cardíacos do HU, onde o governador Rafael Fonteles inaugurou 20 novos leitos de terapia intensiva (UTI), também custeados pelo Governo do Piauí.

“Os últimos dez pacientes internados em hospitais do estado serão transferidos para o HU até domingo para receber o marcapasso”, afirmou o diretor do HU, Paulo Márcio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias