Representantes de dez operadoras de turismo da Alemanha e Reino Unido estão percorrendo os destinos da Rota das Emoções, roteiro turístico que integra os estados do Piauí, Ceará e Maranhão. O objetivo da viagem é aumentar e diversificar a oferta de produtos brasileiros no cenário internacional.
A famtour é organizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional e conta com apoio da Secretaria de Estado do Turismo, que na oportunidade, fez parte da comitiva que recepcionou os operadores no Porto dos Tatus, em Ilha Grande, com lembranças que representam o estado, como a opala.
“Essa é uma grande oportunidade de apresentarmos nosso estado e suas potencialidades. Reitero que o turismo é uma importante mola propulsora para o desenvolvimento econômico, e com a famtour, fortalecemos os destinos e todos os empresários que fazem parte dele”, frisa o secretário do Turismo do Piauí, Pablo Santos, que na ocasião foi representado pelo diretor de Eventos da pasta, José Neto Monteiro.
A Rota das Emoções é composta por três estados e 14 municípios. O percurso é feito de forma sinérgica de modo que o viajante vivencie as experiências mais autênticas de cada localidade presente na rota. No Piauí, o grupo embarcou num passeio de lancha para a Ilha das Canárias, no Delta do Parnaíba, com direito a parada para apreciar o melhor da culinária local. Além disso, também conheceram mais atrativos turísticos como o Porto das Barcas, Museu do Mar, Lagoa do Portinho e a praia de Barra Grande.
“O Brasil tem uma diversidade de destinos turísticos que só se encontra aqui, e o nosso desafio é fortalecer e ampliar a presença de visitantes estrangeiros em diferentes regiões. A Rota das Emoções é um grande produto que agrada o turista estrangeiro, preza pela sustentabilidade e gera desenvolvimento socioeconômico para a população local”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Carina Câmara, coordenadora de Parcerias e Desenvolvimento de Mercados da Embratur, aponta que a Rota contempla o segmento do turismo de luxo, que trabalha com experiências e vivências da forma mais “rústica e chique”. “Os turistas ingleses e alemães preferem lugares mais privativos e que dê noção de exclusividade. O local pode ser simples, mas precisa ser exclusivo. Pode ter qualidade de hospedagem, mas é importante ter acesso a coisas autênticas, como acontece por todo o trajeto da Rota das Emoções”, finaliza Carina.
No Piauí, a iniciativa contou ainda com o apoio das Secretarias Municipais de Turismo de Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba, Cajueiro da Praia e IGR Delta.
Mín. 21° Máx. 40°