O Governo do Piauí oficializou, nesta sexta-feira (7), o primeiro encerramento de lixão no estado, em Água Branca, a 100 km de Teresina. A ação foi da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) como parte do programa Zero Lixões do governo federal. Para a ação pioneira, o órgão contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Água Branca e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
“Esse é mais um importante passo que o nosso Estado dá para a garantia de mais sustentabilidade e dignidade para o povo do Piauí. O fechamento desse lixão, além de beneficiar o meio ambiente, garante mais qualidade de vida à população”, disse Daniel Oliveira, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O gestor destaca ainda que a iniciativa é fruto de um trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado e representa um marco histórico no estado.
Além do encerramento do lixão, foi lançada a Central Ecológica de Tratamento de Resíduos Sólidos do Médio Parnaíba no município, por meio da parceria com a empresa Ecológica. Agora, 90% do lixo descartados pelos municípios da região do Médio Parnaíba será reciclado e 10% será aterrado, que corresponde aos rejeitos que não podem ser reciclados.
A Central Ecológica de Tratamento de Resíduos Sólidos inseriu os catadores do lixão, garantido emprego e renda, com carteira assinada, equipamentos de proteção individual (EPIs) e alimentação. Ao todo, serão gerados 60 empregos diretos e 250 indiretos no local. O empreendimento atende à lei n° 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e nele, será realizada a recepção, triagem e valorização (reciclagem) dos resíduos.
A central possui capacidade de atendimento de 200 toneladas por dia e poderá ser ampliada em outras etapas, multiplicando a capacidade de recebimento dos resíduos. A partir da primeira etapa de operação, deixarão de ser enviados e aterrados anualmente 14.600 toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU).
Participaram da solenidade, o prefeito de Água Branca, Junior Ribeiro; promotora Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, representando o Ministério Público do Piauí; secretária municipal de Meio Ambiente de Água Branca, Erika Carolina Rego; Carlos Batista, auditor do TCE; empresário da Ecológica, Elmatan Araújo; secretária de Estado de Relações Sociais, Núbia Lopes; juiz de direto da Vara Única da Comarca Água Branca, José Eduardo; Jonas Moura, secretário de Estado dos Transportes.
Mín. 21° Máx. 40°