
O aumento também foi verificado entre os meses de janeiro e maio de 2023, na comparação com o mesmo intervalo do ano passado
As ações conjuntas desempenhadas pelas Forças de Segurança do Ceará resultaram em um aumento de 287% nas apreensões de drogas em maio deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Além disso, entre janeiro e maio de 2023, foi registrado também outro dado positivo no combate às drogas no Estado: um aumento de 45,7% no número de apreensões em relação aos cinco primeiros meses de 2022. Os dados foram obtidos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Conforme os dados extraídos pela Supesp, em maio de 2023, um total de 312,25 quilos de entorpecentes foram apreendidos durante ações realizadas pelos profissionais da segurança pública no Ceará. O número representa um aumento de 287,7% em relação ao quinto mês de 2022, quando 80,53 kg de entorpecentes foram apreendidos. De acordo com o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, o aumento é resultado de um trabalho estratégico.
“Esse resultado positivo é fruto mais uma vez do trabalho das inteligências e do trabalho integrado das Forças de Segurança, em especial das Polícias que cuidam das divisas do estado do Ceará com os outros estados. Temos uma atuação muito forte do nosso Batalhão Especial de Polícia do Interior, conhecido como “Bepi”, que através do Comando de Operações de Divisa da Polícia Militar do Ceará, realiza um fortalecimento e incremento no trabalho das delegacias da Polícia Civil, no combate ao tráfico de drogas da Polícia Civil com as suas apreensões. Simultaneamente, contamos com as inteligências da Polícia Civil e da Polícia Militar no combate ininterrupto aos crimes no estado do Ceará, especificamente no combate ao tráfico de drogas”, concluiu ele.
O balanço positivo também foi verificado nos primeiros cinco meses deste ano, quando um total de 2.319 quilos de drogas foram apreendidos. O que representa um aumento de 45,7%, quando comparado com o mesmo intervalo do ano passado, que registrou um número de 1.591 quilos de drogas apreendidos.

Um dos trabalhos realizados pelas Forças de Segurança resultou na apreensão de quase 150 quilos de entorpecentes.A apreensão, realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), aconteceu no dia 19 de maio na cidade de Aracati, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. A ação culminou ainda na prisão de duas pessoas.

Já no dia 27 de abril,uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Núcleo de Combate ao Crime Organizado (Nuccor) da Delegacia Regional de Crato, culminou na prisão em flagrante de dois suspeitos de tráfico interestadual dedrogas.Com eles, um total de 40 quilos de drogas – divididos em 37 tabletes de maconha, dois tabletes de cocaína e um quilo de cocaína pura – foram apreendidos. A captura ocorreu após uma abordagem a um caminhão no município do Crato – Área Integrada de Segurança (19) do Ceará.
Piauí Governo do Piauí nomeia 200 soldados, promove 77 militares e entrega maior investimento da história do Corpo de Bombeiros
Piauí Corpo de Bombeiros do Piauí promove primeira mulher ao posto de coronel em 82 anos
Vistoria Defesa Civil de Teresina intensifica vistorias em escolas para garantir cumprimento da Lei Alice
Piauí Parnaíba reduz roubos em 69%, homicídios em 47% e zera feminicídios com reforço da segurança pública
Piauí Governo do Piauí realiza solenidade de conclusão do curso de formação de soldados, promoções e entrega de viaturas nesta sexta (3)
FISCALIZAÇÃO Teresina reforça fiscalização em escolas para cumprimento da Lei Alice
Ceará Governo do Ceará inaugura quartel do Corpo de Bombeiros na Ibiapaba e autoriza obras do corredor gastronômico de Ubajara
Ceará PCCE realiza prisões por homicídio em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul
Piauí Floriano: investimentos em tecnologia, efetivo e estrutura fortalecem segurança e reduzem roubos em 48% e homicídios em 33% Mín. 22° Máx. 35°