
O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira (26) a construção de 117 escolas indígenas no país. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante visita à comunidade indígena Sahu-Apé, no Amazonas.
“A gente sabe que o país ainda é muito desigual, e não é diferente na educação. O Brasil ainda tem uma dívida muito grande com os povos originários, com os povos indígenas. Serão 117 escolas que irão garantir todas as condições de uma escola digna, de qualidade, uma escola onde os estudantes possam brincar na hora do recreio”, destacou.
De acordo com a pasta, a iniciativa, que contará com investimento de R$ 785 milhões, faz parte do Eixo Educação, Ciência e Tecnologia do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que passou a contemplar a construção e ampliação de escolas indígenas em 2026.
Segundo o ministério, os espaços educativos que serão construídos vão respeitar a identidade cultural, os modos de vida e a organização territorial dos povos originários e comunidades tradicionais.
A iniciativa irá beneficiar 17 estados. Amazonas, Roraima e Amapá receberão o maior número de escolas, 27, 23 e 17, respectivamente. Também vão ser beneficiados os estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins.
De acordo com o ministério, a escolha dos locais seguiu critérios técnicos, territoriais e populacionais.
“A formalização das propostas foi realizada por meio do sistema TransfereGov, pelos chefes do poder Executivo estadual, com análise técnica preliminar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e operacionalização pela Caixa Econômica Federal”, disse a pasta, em nota.
Piauí Consulado do Japão promove palestra na Uespi sobre oportunidades de bolsas de estudos em universidades japonesas
Piauí Consulado do Japão promove palestra na Uespi sobre bolsas de estudos para estudantes e professores em universidades em instituições japonesas
Piauí Piauí Instituto de Tecnologia inicia período letivo dos cursos superiores de Inteligência Artificial na nova unidade de Teresina
Piauí Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) abre período letivo dos cursos superiores de Inteligência Artificial na nova unidade em Teresina
Educação Nova obra reúne relatos reais do cotidiano da saúde pública
Piauí Rafael Fonteles autoriza convocação de 47 professores aprovados em concurso da Uespi
Educação Fies: pré-selecionados devem complementar inscrição até esta terça
Piauí Estudantes da Uespi de Parnaíba desenvolvem sistema de gestão farmacêutica para atender população vulnerável
Piauí Estudantes piauienses participam de jornada de imersão acadêmica no Rio de Janeiro a partir desta segunda (23) Mín. 22° Máx. 32°