Em janeiro, a provedora de tecnologias de automação, eletrificação e digitalização ABB recebeu da Receita Federal do Brasil a certificação Operador Econômico Autorizado (OEA), que deve conferir maior agilidade e previsibilidade no desembaraço de cargas da empresa no Brasil.
"A certificação vai nos ajudar, principalmente, a assegurar prazos junto a clientes. Componentes e equipamentos vindos de outras subsidiárias, por exemplo, vão chegar mais rápido ao Brasil. O selo também vai tornar nossa rede de fábricas pelo mundo ainda mais dinâmica e competitiva"
A certificação OEA teve sua origem no final dos anos 1990, por iniciativa da Organização Mundial de Aduanas (OMA), como estratégia para evitar que o comércio exterior realizado por empresas legítimas fosse utilizado para viabilizar as atividades do crime organizado e de organizações terroristas.
De acordo com o último balanço da OMA divulgado em 2022, o Programa OEA já foi implantado em pelo menos 97 países, entre eles o Brasil, onde é capitaneado pela Receita Federal, sob regulamentação da instrução normativa IN RFB nº 2.154/2023.
A ABB obteve a certificação OEA para as duas entidades legais que mantêm no Brasil: ABB Automação Ltda e ABB Eletrificação Ltda. A certificação envolve as importações e exportações da empresa no país.
"Aos olhos dos nossos clientes, passamos a ser uma organização ainda mais confiável, atuante sob os mais rigorosos parâmetros de compliance e conformidade aduaneira internacional"
A ABB tem fábricas em Sorocaba (SP), Contagem (MG), sede administrativa em São Paulo (SP), além de escritórios em Parauapebas (PA) e Vitória (ES).
Tecnologia Regras do Contran reforçam e-bikes como opção inteligente Tecnologia Maromba Papéis reduz consumo de energia em 35% com modernização industrial Projeto com soluções da ABB, concebido pela integradora SR Automação, moderniza linha de preparo de massa.
Tecnologia SISQUAL® WFM lança solução digital para gestão de documentos
Tecnologia Carnaval amplia risco de golpes com Pix e pagamentos por aproximação Tecnologia Terrestar Lança Serviço de IoT de Satélite Híbrido no Canadá, alimentado por RAN e Core Virtualizados na Nuvem da Mavenir O lançamento comercial é um marco para Non-Terrestrial Network (NTN) baseados em padrões 3GPP
Tecnologia Eitri alcança R$ 1 bilhão em vendas via apps em 2025
Tecnologia Zoox Smart Data lança podcast sobre desafios do empreendedorismo
Tecnologia Estúdio no Rio integra IA ao marketing e amplia modelo de atuação estratégica Tecnologia NetBox Labs Anuncia Disponibilidade do NetBox Copilot, IA Pronta para Empresas com Base em Dados de Infraestrutura Precisos O NetBox Copilot acelera as operações e a automação, ao mesmo tempo em que fornece autoatendimento para equipes que não sejam de TI Mín. 22° Máx. 30°