
Para cidades onde a mineração é uma atividade econômica predominante, a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) configura-se como uma das principais fontes de arrecadação. Esses recursos são fundamentais para viabilizar investimentos em infraestrutura, serviços públicos e desenvolvimento local.
"Mais do que uma receita, a CFEM é um instrumento de fortalecimento da autonomia financeira municipal. Nesse cenário, a correta aplicação dos recursos provenientes do royalty é essencial para garantir um legado duradouro às cidades impactadas pela mineração, além de prevenir riscos jurídicos, apontamentos dos órgãos de controle e prejuízos à gestão pública", explica o presidente da Associação Brasileira dos Municípios Mineradores (AMIG Brasil), Marco Antônio Lage.
Com o objetivo de orientar municípios mineradores e afetados pela atividade mineral, a AMIG Brasil realizará o 1º Encontro Técnico Itinerante de 2026 com foco na legalidade da aplicação da CFEM no Brasil e a nova Instrução Normativa nº 03/2025 do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
O encontro acontecerá no dia 26 de fevereiro, a partir das 8h, na sede da AMIG Brasil, localizada na Rua Matias Cardoso, nº 11, 7º andar, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte (MG). A programação é voltada a prefeitos, secretários municipais de Fazenda e suas equipes, procuradores municipais e controladores internos, públicos diretamente envolvidos na gestão e fiscalização dos recursos oriundos da mineração.
O evento será conduzido pelo consultor jurídico da associação, Rogério Moreira, e tem como propósito promover esclarecimentos técnicos e jurídicos sobre a correta utilização da CFEM, especialmente à luz das recentes normativas do TCE-MG, contribuindo para uma gestão segura, transparente e em conformidade com a legislação vigente.
A programação inclui temas estratégicos para a administração municipal, como a natureza jurídica da CFEM e seus reflexos na legislação orçamentária, os limites e vedações legais para a aplicação dos recursos, o entendimento do TCE-MG sobre despesas custeadas com CFEM conforme a IN nº 03/2025, além de orientações práticas para assegurar segurança jurídica na gestão desses valores.
"A iniciativa representa uma importante oportunidade de atualização técnica, troca de experiências e fortalecimento da gestão pública, sendo aberta a municípios associados e não associados", enfatiza o presidente da AMIG.
Serviço: 1º Encontro Técnico Itinerante da AMIG Brasil – Legalidade da Aplicação da CFEM
Data: 26 de fevereiro
Horário: a partir das 8h
Local: sede da AMIG Brasil – Rua Matias Cardoso, nº 11, 7º andar, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte (MG)
As inscrições podem ser feitas pelo site da associação.
Economia Brasil capta US$ 4,5 bilhões em títulos no mercado internacional
Negócios Ritz Lagoa da Anta se prepara para temporada no Carnaval
Economia Mudanças climáticas provocam impacto nos fenômenos naturais
Economia Mercado reduz previsão da inflação para 3,97% este ano
Negócios Mentoria impulsiona engajamento e desenvolve talentos
Negócios Inflação mantém custo de vida elevado no Brasil, aponta IBGE
Negócios Viagens corporativas ganham valor estratégico Negócios Alta exigência dos consumidores eleva padrão de construtoras Expectativas de novos proprietários de imóveis apontam que excelência no mercado imobiliário vai além da entrega da chave.
Negócios E-commerce avança em 2025 e atrai novas marcas para o B2C Mín. 22° Máx. 38°