
A região Sul do Piauí está sob alerta para chuvas intensas e tempestades que podem chegar a até 100 mm/dia e registrar queda de granizo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O primeiro aviso é o amarelo, que representa perigo potencial para chuvas intensas. Ele foi emitido às 10h deste domingo (1º) e segue até às 10h de terça-feira (3).
O segundo aviso é o laranja, que alerta para o perigo de tempestades e começou à meia-noite deste domingo. O prazo é o mesmo do aviso amarelo.
A Defesa Civil do Piauí informou que a modelagem do Inmet mostrou a formação de instabilidades projetadas sobre o território da Chapada das Mangabeiras.
"São condições atmosféricas favoráveis para eventos significativos de chuvas intensas nas próximas 24 e 48 horas", explicou a pasta.
Segundo o Inmet, para 80 cidades das regiões Sudeste e Sudoeste do Piauí são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes, que podem variar entre 40 e 60 km/h.
Há leve risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia.
Em outras 17 cidades do extremo Sul piauiense as chuvas podem variar de 30 a 60 mm/h ou até 100 mm/dia. Os ventos intensos vão até 100 km/h e podem ser acompanhados de queda de granizo.
Ainda de acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Para as chuvas e tempestades, a orientação é de que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento.
O Inmet também orienta não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros (telefone 193) e a Defesa Civil (telefone 199) devem ser acionados.
Tragédia Bebê de 10 meses morre após ser atacado por pitbull no interior de SP
Maranhão Sem circulação de ônibus, greve dos rodoviários chega ao 4º dia em São Lauís
Acidente Casal morre atropelado após tentar mover carro sem combustível de via no Ceará Mín. 25° Máx. 36°