
Nesta segunda-feira (2), após interrupção no atendimento devido a uma manutenção programada, os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram retomados.
Voltam a funcionar a Central 135 e todos os serviços de atendimentos presenciais à população. Dos serviços online do "Meu INSS", apenas o simulador de aposentadoria deve ser retomado na quarta-feira (4).
No ano passado, o aplicativo Meu INSS registrou média mensal de 134 milhões de acessos.
Segundo o Ministério da Previdência Social, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), empresa pública responsável pela tecnologia das políticas sociais, terminou a migração do último computador de grande porte para uma plataforma mais moderna, e a atualização da infraestrutura tecnológica foi realizada com sucesso.
Cerca de 220 profissionais atuaram nessa migração entre 28 de janeiro e 1 de fevereiro.
Para reduzir os transtornos, o INSS havia antecipado as perícias médicas e avaliações sociais previstas para o período de interrupção e permitiu o reagendamento dos segurados que não puderam comparecer.
Com a atualização, o Ministério da Previdência espera reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento, de 96 para 48 horas, e ampliar os serviços digitais.
Mas o ministério avisou que, por causa do grande número de acessos esperado na volta dos serviços, nesta segunda, pode ocorrer lentidão, principalmente nos serviços com biometria.
Essa funcionalidade fica disponível 24 horas e, caso o acesso falhe, a recomendação é tentar novamente, de preferência fora do horário comercial.
Tragédia Bebê de 10 meses morre após ser atacado por pitbull no interior de SP
Temporal Sul do Piauí está sob alerta para chuvas intensas, tempestades e queda de granizo
Maranhão Sem circulação de ônibus, greve dos rodoviários chega ao 4º dia em São Lauís Mín. 25° Máx. 36°