Segunda, 02 de Fevereiro de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Previdência

INSS retoma atendimento após manutenção em todo o país

Central 135 e serviços de atendimento presenciais voltam nesta segunda (2); serviços online como Meu INSS será retomado na quarta-feira (4).

02/02/2026 às 09h51
Por: Amanda Lafayette Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ Antonio Molina/Folhapress
Foto: Reprodução/ Antonio Molina/Folhapress

Nesta segunda-feira (2), após interrupção no atendimento devido a uma manutenção programada, os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram retomados.

Voltam a funcionar a Central 135 e todos os serviços de atendimentos presenciais à população. Dos serviços online do "Meu INSS", apenas o simulador de aposentadoria deve ser retomado na quarta-feira (4).

No ano passado, o aplicativo Meu INSS registrou média mensal de 134 milhões de acessos.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), empresa pública responsável pela tecnologia das políticas sociais, terminou a migração do último computador de grande porte para uma plataforma mais moderna, e a atualização da infraestrutura tecnológica foi realizada com sucesso.

Cerca de 220 profissionais atuaram nessa migração entre 28 de janeiro e 1 de fevereiro.

Para reduzir os transtornos, o INSS havia antecipado as perícias médicas e avaliações sociais previstas para o período de interrupção e permitiu o reagendamento dos segurados que não puderam comparecer.

Com a atualização, o Ministério da Previdência espera reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento, de 96 para 48 horas, e ampliar os serviços digitais.

Mas o ministério avisou que, por causa do grande número de acessos esperado na volta dos serviços, nesta segunda, pode ocorrer lentidão, principalmente nos serviços com biometria.

Essa funcionalidade fica disponível 24 horas e, caso o acesso falhe, a recomendação é tentar novamente, de preferência fora do horário comercial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias