
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) informa que decidiu cancelar o edital vigente para credenciamento de instrutores autônomos e publicar um novo documento, retirando a obrigatoriedade do “seguro de responsabilidade civil profissional” e do “seguro automotivo” para a categoria. O órgão informa ainda que o novo edital será encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado ainda nesta semana, garantindo maior celeridade ao processo de credenciamento.
A medida é resultado de um esforço administrativo do órgão para simplificar processos, reduzir entraves burocráticos e ampliar o número de instrutores credenciados no estado. Como não possui competência legal para deliberar de forma isolada sobre a retirada da exigência, o Detran solicitou parecer à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A resposta favorável ao pedido de reconsideração foi emitida, nessa quarta-feira (22), permitindo o avanço da decisão administrativa.
Com isso, o novo edital será elaborado sem a exigência dos seguros, tornando o processo de credenciamento mais ágil e acessível aos profissionais da área, sem prejuízo à legalidade e à segurança jurídica.

“Acreditamos que, com essa mudança, será possível diminuir a burocracia e facilitar o cadastro dos instrutores autônomos junto ao Detran, permitindo que mais profissionais contribuam com a execução do programa CNH do Brasil”, destacou a diretora-geral do Detran, Luana Barradas.
A autarquia reforça seu compromisso com a transparência, a legalidade e o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelos instrutores de trânsito, profissionais essenciais para a formação de condutores e para a promoção de um trânsito mais seguro no Piauí.
Trâmsito Acidentes em rodovias federais matam 109 pessoas no feriado de Ano Novo...
Viagens Operação Natal 2025 registra 10 mortes em rodovias federais que cortam o Maranhão
Piauí Detran acelera modernização e reduz espera de documentos em menos de 48 horas Mín. 23° Máx. 36°