
O Clássico dos Milhões disputado na noite de ontem (21/01) no Maracanã foi marcado pela tensão, pelo retorno dos titulares rubro-negros e por um brilho individual que decidiu o confronto. O Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0, garantindo sua primeira vitória no Cariocão de 2026.
Após um início de campeonato instável utilizando jovens da base, o técnico Filipe Luís antecipou o retorno do time principal. O resultado foi um Flamengo dominante, que controlou a posse de bola e as ações ofensivas, mas que encontrou uma "parede" chamada Léo Jardim.
O goleiro vascaíno foi o grande nome do jogo, realizando pelo menos quatro defesas de alto nível que impediram um placar mais elástico. Contudo, aos 23 minutos do segundo tempo, não houve o que fazer: após um corte parcial de Lucas Piton, o meia colombiano Jorge Carrascal pegou a sobra na entrada da área e finalizou de primeira, no canto, garantindo os três pontos.
O lance capital: A expulsão de Barros
A partida mudou de figura logo aos 4 minutos da segunda etapa. O volante Cauan Barros, do Vasco, recebeu cartão vermelho direto após um pisão na panturrilha de Carrascal em um lance sem bola. Com um a menos, o esquema de Fernando Diniz precisou ser sacrificado, recuando as linhas e apostando em contra-ataques que raramente surtiram efeito.
Destaques
Flamengo: Jorge Carrascal, pelo gol e pela condução do meio-campo.
Vasco: Léo Jardim, que evitou uma derrota histórica com intervenções cruciais.
Ausência Notada: O jovem Rayan (Vasco) não foi relacionado devido a negociações avançadas com o Bournemouth, da Inglaterra.
Ficha Técnica
Flamengo 1-0 Vasco
Competição: Campeonato Carioca 2026 – 3ª Rodada (Taça Guanabara)
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Flamengo: Rossi; Emerson Royal, Vitão, Léo Pereira e Daniel Sales (Alex Sandro); Erick Pulgar (Léo Ortiz), Evertton Araújo e Carrascal (Luiz Araújo); Gonzalo Plata, Everton Cebolinha (Samuel Lino) e Bruno Henrique (Pedro).
Tècnico: Filipe Luís
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta (Saldivia), Robert Renan e Lucas Piton; Barros (Vermelho), Thiago Mendes (JP), Philippe Coutinho (David) e Nuno Moreira (Tchê Tchê); Andrés Gómez e GB (Hugo Moura).
Técnico: Fernando Diniz
Com a vitória, o Flamengo sobe para a 3ª posição do Grupo B e ganha fôlego antes do próximo desafio: o Fla-Flu, que acontece no domingo (25). Já o Vasco, que sentiu o peso da expulsão, tentará a recuperação contra o Boavista, também no domingo.
Estaduais 2026 Decisões eletrizantes e gritos de ''É campeão!'' ecoaram pelo país nesse fim de semana
Estaduais 2026 Final de semana regado de clássicos eletrizantes que definiram decisões em todo o País
Recopa Sulamericana Flamengo dá vexame em pleno Maracanã, perde de virada e o título para o Lanús
Brasileirão 2025 Quarta rodada do campeonato é marcada por domínio paulista no topo da tabela
Copa do Brasil Segunda fase da competição é marcada por muitos gols e zebras
Libertadores Botafogo avança na competição enquanto Bahia frustra mais de 46 mil torcedores na Fonte Nova com eliminação precoce
Caso Bragantino Bragantino multa Gustavo Marques por falas machistas contra árbitra em quartas de final do Paulistão
Estaduais 2026 Rodada de jogos neste fim de semana definiram finalistas em alguns Estaduais pelo país
Supercopa APPM 2026 Mais uma cidade é confirmada na disputa da Supercopa APPM 2026
Mín. 23° Máx. 32°