
A campanha Janeiro Branco 2026 tem início, nesta segunda-feira (5), e marca o começo das ações de conscientização sobre a importância da saúde mental no Piauí. O movimento, que ocorre em todo o país, busca chamar a atenção da população para o cuidado com a mente e o bem-estar emocional ao longo do ano.
No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Atenção à Saúde Mental, já definiu um calendário de ações que será executado durante todo o mês de janeiro.
Com o tema “paz, equilíbrio e saúde mental”, a campanha prevê a divulgação de materiais informativos, a realização de um webinário, em parceria com o Ministério da Saúde, e ações em espaços públicos de Teresina. As atividades também incluem a divulgação do serviço de atendimento psicológico Minutos Pela Vida, além da conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
“Anualmente trabalhamos a pauta da saúde mental porque sabemos que esse cuidado deve ser contínuo. Nosso objetivo é conscientizar e relembrar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e reforçar que, quando necessário, é fundamental buscar ajuda de profissionais capacitados”, ressalta a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.
Durante as ações de conscientização, realizadas em espaços públicos, a população também terá acesso a serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, além da entrega de materiais educativos e informativos sobre o Programa Minutos Pela Vida.
“Essa programação é voltada para mostrar a importância de cuidar da saúde mental e buscar o apoio necessário para manter uma mente saudável, seja com profissionais capacitados ou com a adoção de hábitos que promovam mais qualidade de vida, refletindo na saúde física e mental”, destaca a diretora de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Rosa Maria.

Confira a programação:
Saúde Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra
Saúde Anvisa manda recolher lote de chá de camomila Água da Serra
Saúde Cirurgias menos invasivas preservam fertilidade feminina Mín. 23° Máx. 37°