
Foi preso, no início da noite deste domingo (4), o homem suspeito de matar o cadete do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) André Guilherme Silva Lemos, de 26 anos. O assassinato aconteceu quando a vítima cortava cabelo em uma barbearia, na tarde desse sábado (3), na cidade de Caxias, a 360 km de São Luís.
O suspeito, identificado como Juan Pablo Neves Sales, foi capturado por equipe do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no povoado Dezessete, em Codó. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, por meio das redes sociais.
Durante a prisão, Juan Pablo confessou o crime e afirmou que não conhecia o cadete, mas o matou após uma discussão em que teria sido chamado de “corno” pelo bombeiro, dentro da barbearia onde o crime aconteceu.
“Ele tirou onda da minha cara. Eu nem conhecia o cara, não sabia nem que ele existia. Ele me chamou de corno. Na hora que ele chegou lá, ele começou a jogar piadinha mais o barbeiro. Bota o barbeiro na minha frente pra ele sustentar o que ele falou”, alegou o suspeito à Polícia Militar.
O homem foi conduzido ao Plantão da 17ª Delegacia Regional de Caxias, para ser autuado pelo crime de homicídio.
“A rápida identificação e prisão do suspeito, apenas um dia após o crime, são resultado do trabalho integrado das forças de segurança, que atuaram de forma conjunta por meio de investigação, inteligência e diligências operacionais. Nos solidarizamos, mais uma vez, com os familiares, amigos e toda a corporação pela irreparável perda. As investigações do caso prosseguem até o completo esclarecimento do crime, que não ficará impune”, afirmou o secretário Maurício Martins.
O cadete André Guilherme Silva Lemos, de 26 anos, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), foi assassinado neste sábado (3), na cidade de Caxias, a 360 km de São Luís. O caso foi divulgado pela própria corporação, que emitiu nota de pesar lamentando a morte do cadete e se solidarizando com a família dele.
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), informações preliminares apontam que o assassino chegou em uma motocicleta, dirigiu-se até a barbearia onde o cadete André Lemos cortava o cabelo e efetuou disparos de arma de fogo contra ele, que morreu no local.
Ainda de acordo com a SSP, a ação criminosa teve características de execução e o caso está sendo apurado com rigor pela 17ª Delegacia Regional de Caxias.
Natural de Caxias, André Lemos era cadete do CBMMA e havia ingressado no Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2025.
(Foto: Divulgação/CBMMA)
Confira nota de pesar do CBMMA:
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão manifesta profundo pesar após assassinato do cadete André Lemos, ocorrido neste sábado, (3.01.2026) na cidade de Caxias.
Neste momento de dor, nossa corporação se solidariza com a família, rogando a Deus que conceda conforto e força.
Informamos que as forças da Segurança Pública - Polícia Militar e Polícia Civil estão atuando de forma integrada para que os responsáveis sejam identificados e respondam na justiça pelo ato.
O Corpo de Bombeiros reafirma seu compromisso com a justiça, a legalidade e com o apoio irrestrito à família em luto.
Homicídio Empresário do ramo de joias é assassinado dentro de casa em Teresina, no Piauí
Investigação Depoimentos dos investigados em Turilândia, no Maranhão, começam nesta segunda-feira (5)
Internacional Polonês procurado pela Interpol é preso por agredir noiva boliviana no Ceará
Roubo Homem é preso após invadir supermercado, furtar mercadorias e revender os produtos em Imperatriz, no Maranhão
Violência Padrasto é espancado até a morte após tentativa de estupro contra a enteada em Teresina, no Piauí
Crime Polícia prende 13 por queima de fogos que celebrava mudanças no comando de facção no Ceará Mín. 23° Máx. 37°