Domingo, 28 de Dezembro de 2025
35°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Educação Piauí

Formação de brinquedistas na Uespi fortalece políticas públicas para primeira infância no Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), consolidou ...

28/12/2025 às 16h20
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), consolidou em 2025 o curso de formação de brinquedistas como uma das principais iniciativas voltadas à primeira infância no estado. A capacitação oferece formação especializada para profissionais que atuam na promoção de atividades lúdicas em brinquedotecas, escolas, hospitais e outros espaços destinados ao público infantil, reforçando a importância do brincar como instrumento essencial ao desenvolvimento integral das crianças, envolvendo aspectos de socialização, preservação cultural, empatia e colaboração.

O êxito da primeira edição, realizada em 2024 com 72 participantes, impulsionou a criação da segunda turma em 2025. Nesta nova etapa, foram ofertadas 80 vagas – 20 destinadas a professores da Uespi e 60 para docentes da educação básica. Certificada pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), a formação qualifica profissionais para promover experiências educativas e recreativas capazes de estimular criatividade, interação social e desenvolvimento cognitivo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Uespi

Para o reitor da Uespi, professor Evandro Alberto, o programa representa um marco no fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância no estado. “A formação de brinquedistas reafirma o papel da universidade como parceira estratégica na qualificação de profissionais que atuam diretamente com o público infantil”, destaca o reitor.

A integrante do comitê gestor do Pacto pelas Crianças, Adriana Lélis, reforça a importância da iniciativa. “Ao implantar brinquedotecas e espaços lúdicos, identificamos a necessidade de profissionais preparados para atuar com intencionalidade, aproveitando a janela de oportunidades da primeira infância. Encontramos na Uespi a parceira ideal e, junto à Seduc e à ABBri, construímos uma formação que hoje é uma das ações mais relevantes do Pacto”, argumenta a gestora.

A diretora do Departamento de Assuntos Pedagógicos da Uespi, professora Dalva Stella, celebra os resultados e sinaliza continuidade da capacitação. “A qualificação profissional é essencial para fortalecer políticas públicas e práticas pedagógicas. A formação oferece base científica e teórica para quem atua em brinquedotecas e outros contextos educacionais. Estamos felizes porque a segunda turma foi concluída com êxito, e em breve iniciaremos a terceira”, adianta a diretora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Cerimônia de lançamento da segunda turma do curso de brinquedistas (Foto : Ascom Uespi)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias