
O Governo do Piauí montou um conjunto de ações integradas para reforçar a segurança da população durante as festas de Natal e Réveillon. O planejamento envolve forças de segurança, órgãos de trânsito, Corpo de Bombeiros e a rede de proteção às mulheres, com atuação intensificada em todo o estado, especialmente no litoral e nas rodovias.
Para evitar o aumento de acidentes de trânsito, as operações Porteira Fechada e Rota Segura serão intensificadas durante o período festivo. As ações focam no combate a animais soltos nas vias, alcoolemia, excesso de velocidade e direção perigosa, com fiscalizações em pontos estratégicos não divulgados. O trabalho integrado já apresenta resultados, com redução superior a 31% nos acidentes de trânsito com vítimas não letais no estado.

O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) vai também reforçar o policiamento nas PIs mais movimentadas, como a 112, 113 e 130. Já o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) vai manter ações 24 horas na capital. Em Luís Correia, a unidade vai atuar nas praias de Atalaia, Coqueiro e também em Barra Grande. O foco é a prevenção de acidentes e embriaguez ao volante.
O litoral do Piauí ainda vai ganhar reforço da Polícia Militar do Piauí, a partir do dia 26 de dezembro, com o envio de mais de 200 policiais. O efetivo contará com tropas especializadas, equipes do serviço diário e apoio de unidades locais, utilizando mais de 45 viaturas, além de aeronaves e motos. A operação segue até 4 de janeiro de 2026, garantindo segurança a turistas e moradores da região.

“Ampliamos a presença do Corpo de Bombeiros, em pontos turísticos com maior concentração de banhistas. Reforçamos o efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil, com atuação integrada e intensificada em todo o estado. É um trabalho conjunto para que a população e os visitantes possam aproveitar esse período com segurança”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas.
A Polícia Civil ainda mantém e intensifica as ações de combate ao tráfico de drogas, crimes contra a vida e contra o patrimônio em todo o Piauí. No litoral, a atuação ocorre de forma integrada com as demais forças, por meio do Centro Integrado da Secretaria de Segurança Pública, modelo que também será adotado nos demais municípios.
Corpo de Bombeiros
Ainda no litoral, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí implantará três bases do Centro Integrado das Forças de Segurança Pública, duas em Luís Correia e uma em Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia. Quinze militares reforçarão as ações preventivas nas praias, além do apoio das guarnições do quartel de Parnaíba, que atuarão na Lagoa do Portinho e na Praia da Pedra do Sal. Em Teresina, as guarnições também terão reforço durante as festividades.

Proteção à mulher
A rede de proteção às mulheres seguirá funcionando normalmente durante todo o período de festas. Segundo a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, serviços como a Casa da Mulher Brasileira operam 24 horas por dia, com atendimento social, psicológico e delegacias especializadas. Ela destaca que a Central de Acolhimento atende pelo número 0800 000 1673, disponível 24 horas, nos 224 municípios, além do Disque 180, canal nacional de denúncias.
“Mesmo no período de Natal e Réveillon, todos os serviços estarão funcionando em regime de plantão para garantir acolhimento e proteção às mulheres em situação de violência”, afirmou Zenaide Lustosa.

Piauí Governador inaugura Unidade Integrada de Segurança e fortalece combate ao crime em Nazária e região
Piauí Com investimentos de R$ 6 milhões, governo inaugura BPChoque e Bepi em localização estratégica para reforçar segurança no Piauí
Piauí Com investimentos superiores a R$ 6 milhões e em localização estratégica, governo inaugura BPChoque e Bepi para reforçar a segurança no Piauí
Piauí Balanço 2025: operações Rota Segura e Porteira Fechada reduzem acidentes de trânsito e número de óbitos nas estradas do Piauí
Piauí Governo do Piauí entrega novas unidades do Batalhão de Choque e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior nesta sexta (19)
Segurança Receita Federal alerta contribuintes para golpe com sites falsos Mín. 22° Máx. 31°