
O governador Rafael Fonteles inaugurou, na manhã deste sábado (20), a nova Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) Tenente Laurentino da Costa Veloso, no município de Nazária. Com investimento de mais de R$ 2,3 milhões, a unidade integra as forças de segurança num único espaço e representa um reforço na prestação de serviços para a população local. Além disso, o governador anunciou a ampliação do sistema de videomonitoramento SPIA para as regiões metropolitanas de Teresina e Parnaíba.
O espaço qualificado reúne as Polícias Civil e Militar. A estrutura conta com gabinete do delegado, cartório, parlatório, sala de reconhecimento, sala de reunião, comando, área de atendimento da Polícia Militar, além de alojamentos com banheiros, copa, cozinha e garagem para viaturas. A unidade possui área total de 507,06 m² e foi projetada para garantir eficiência no atendimento à população e melhores condições de trabalho para os agentes.

Rafael Fonteles destacou que a nova UISP vai reforçar o combate ao crime em Nazaria e toda região adjacente. “Isso fortalece muito a segurança de toda essa saída sul de Teresina aqui na PI-130. Então, fortalece Palmeirais, fortalece Curralinhos, ajudando realmente a sufocar o crime e não permitir, por exemplo, que, ao combater o crime em Teresina, ele se expanda para essas regiões circunvizinhas da capital. Por isso que os índices têm caído em toda a área e vamos continuar investindo com mais efetivo, mais inteligência e, sobretudo, com mais integração”, afirmou o governador.
Com essa obra, o Governo do Estado chega a 137 unidades de segurança pública reformadas, incluindo batalhões, companhias da PM, delegacias e UISPs. O secretário de Segurança, Chico Lucas, ressaltou a estratégia de atuação conjunta. “Em Nazária, nós tínhamos a delegacia e a companhia da PM. Agora, integramos tudo numa unidade que vai ampliar esse trabalho para a região de Demerval Lobão, Curralinhos, Palmeirais e também a divisa com o Maranhão”, destacou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes, ressaltou a importância da presença do Estado em todo o Piauí. “Desde 2023, esse modelo vem dando certo, com a integração entre as forças. Aqui é um local estratégico, único, onde você encontra todos os serviços, facilitando o fluxo de informação, o atendimento ao cidadão, facilitando a lógica policial e, sobretudo, as ações mais rápidas, prestando um serviço à altura do que o povo precisa”, afirmou.

Durante a solenidade, o governador assinou também a sanção do projeto de lei nº 8910, que revisa a circunscrição territorial de Nazária. “Agora, a localidade Fazenda Nova está integrada ao município e vamos poder garantir a regularização fundiária da região”, explicou o secretário Chico Lucas.

Ampliação do SPIA
O secretário Chico Lucas confirmou a ampliação do sistema SPIA para as regiões metropolitanas de Teresina e Parnaíba. “Nós vamos instalar câmeras do SPIA aqui em Nazária também, integradas com Teresina, para trazer essa segurança. No primeiro momento, foram mil câmeras e a ideia é sempre ampliar. Vamos distribuir também imagens aqui para a Unidade Integrada de Segurança Pública, para que as forças tenham acesso a essa imagem em tempo real, tudo para garantir mais segurança à população piauiense”, explicou o secretário.
Além disso, o governador comentou sobre iniciativas de gestores municipais de implementar sistemas locais. “Já estamos tendo iniciativas de prefeitos e prefeitas que estão se adiantando e vão instalar seus sistemas municipais e integrar com o SPIA. Isso vai acelerar o videomonitoramento em todo o Piauí. Nosso sistema está preparado para integrar com os sistemas municipais e até privados. Com isso, ganha toda a sociedade. Esse esforço coletivo, coordenado pelo Governo do Estado, é que vai fazer o crime reduzir ainda mais”, finalizou Rafael Fonteles.
O SPIA representa um investimento de mais de R$ 23 milhões e conta, inicialmente, com 629 postes inteligentes distribuídos em Teresina, equipados com 1.200 câmeras de última geração.

Piauí Governador defende aumento de recursos da União para segurança pública e destaca redução da violência no Piauí
Acidente Estrutura de madeira desaba e deixa mãe e filho feridos no Parque da Cidadania, em Teresina
Manutenção Elevado da avenida Miguel Rosa, em Teresina (PI) será interditado neste domingo (18) para estudos técnicos
Risco no trânsito PRF flagra crianças sendo transportadas de forma irregular em veículo na BR-010 em Imperatriz, no Maranhão
Segurança Suspeito de praticar estelionatos em Cascavel é preso pela Polícia Civil
Segurança Investigado é preso em flagrante pela Polícia Civil por comercializar medicamentos sem autorização na Capital Mín. 22° Máx. 33°