
O governador Rafael Fonteles entregou, nesta sexta-feira (19), as novas sedes do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi), por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI). As unidades, localizadas no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, reforçam a segurança pública e ampliam a capacidade operacional da corporação.
Com investimento de mais de R$ 3,8 milhões, o Batalhão de Choque ocupa uma área de 1.706,22 m², organizada em três blocos, com administrativo, operacional e de treinamento, reunindo academia, vestiários e auditório para 100 pessoas.

Já o Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi) contou com investimento de R$ 2,2 milhões e área de 579,24 m². O espaço possui uma sede moderna, com salas administrativas, recepção de armamentos, espaços de reunião, ambientes de vivência e estacionamento para viaturas, seguindo padrões de acessibilidade e normas de prevenção de incêndios.

Na solenidade, o governador destacou a prioridade do governo com a segurança pública e a importância das novas sedes. “Temos a maior contratação de policiais da história e investimentos em equipamentos, viaturas, armamentos e infraestrutura. Hoje entregamos o Batalhão de Choque e o Bepi, que também conta com unidades no interior, garantindo o melhor funcionamento dessas forças especializadas”, disse Rafael Fonteles.

O governador ressaltou ainda a localização estratégica e os resultados da política de segurança. “As unidades estão localizadas em um terreno com fácil acesso à zona rural de Teresina e cidades vizinhas. Estruturas bem localizadas aumentam a proteção da população. Esse trabalho integrado das quatro forças de segurança tem resultado na redução dos índices de violência, com queda superior a 50% nos homicídios na capital neste mês de dezembro. Vamos ampliar o efetivo do Corpo de Bombeiros em mais de 100% e o da Polícia Penal em mais de 50%”, reforçou Rafael.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes, também comentou sobre a entrega das novas sedes. “São unidades especializadas, com instalações modernas, adaptadas às necessidades da tropa. Isso garante melhores condições de trabalho e treinamento, permitindo que os policiais atuem com mais eficiência e dignidade, reforçando a segurança da população”, disse o militar.

O tenente-coronel Alves, comandante do Bepi, ressaltou a presença da unidade em todo o estado. “Essa estrutura melhora a qualidade de vida dos policiais e garante que o Bepi esteja presente em todas as regiões do Piauí. Temos companhias em Teresina, Luzilândia, Picos e Bom Jesus, permitindo atuar de forma eficiente até nas áreas mais remotas”, frisou o militar.

A soldado Laila Beatriz, do Batalhão de Choque, destacou os benefícios do novo espaço. “Agora temos um batalhão próprio, mais próximo da tropa, com melhor estrutura para treinos e armazenamento de materiais. É uma evolução importante para o Choque e para a Polícia Militar do Piauí”, pontuou a militar.

Piauí Governador defende aumento de recursos da União para segurança pública e destaca redução da violência no Piauí
Acidente Estrutura de madeira desaba e deixa mãe e filho feridos no Parque da Cidadania, em Teresina
Manutenção Elevado da avenida Miguel Rosa, em Teresina (PI) será interditado neste domingo (18) para estudos técnicos
Risco no trânsito PRF flagra crianças sendo transportadas de forma irregular em veículo na BR-010 em Imperatriz, no Maranhão
Segurança Suspeito de praticar estelionatos em Cascavel é preso pela Polícia Civil
Segurança Investigado é preso em flagrante pela Polícia Civil por comercializar medicamentos sem autorização na Capital Mín. 22° Máx. 33°