Quinta, 18 de Dezembro de 2025
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Educação Piauí

Uespi publica edital com mais de 4,2 mil vagas para ingresso em 2026 pelo SiSU

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) confirmou que o ingresso nos cursos de graduação presenciais da instituição, nos semestres letivos 2026.1 ...

18/12/2025 às 17h04
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) confirmou que o ingresso nos cursos de graduação presenciais da instituição, nos semestres letivos 2026.1 e 2026.2, ocorrerá integralmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A medida está prevista no edital PREG/UESPI nº 022/2025, publicado no Diário Oficial do Estado , e contempla 100% das vagas ofertadas pela universidade.

Ao todo, a Uespi disponibiliza 4.260 vagas distribuídas em 105 cursos presenciais, ofertados nos campi e centros localizados em Teresina e no interior do Piauí. A seleção dos candidatos será feita exclusivamente com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo aceitas as edições de 2023, 2024 e 2025. O edital não define datas para a seleção ou matrícula.

A Uespi reservará, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio. Dentro desse percentual, a política de ações afirmativas prevê vagas específicas para pessoas negras, quilombolas e indígenas, para pessoas com deficiência e para estudantes da rede pública que não se enquadrem nas demais modalidades de cotas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Roger Cunha (Ascom Uespi)

Para a matrícula institucional, que será realizada de forma online por meio do sistema da Uespi, os candidatos deverão apresentar documentação básica como foto recente, documento de identidade, CPF, certificado de conclusão e histórico escolar do ensino Médio, além de certidões de quitação eleitoral e, para os homens maiores de 18 anos, comprovante de quitação com o serviço militar. Os estudantes selecionados pelas políticas de ações afirmativas também deverão apresentar documentação específica para comprovação de renda, escolaridade em rede pública e, conforme o caso, autodeclaração étnico-racial ou laudo médico, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

Os candidatos que não forem convocados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU, respeitando os prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação. A convocação da lista de espera será realizada por meio de edital próprio, divulgado exclusivamente no site da Uespi.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias