Segunda, 15 de Dezembro de 2025
30°

Tempo limpo

Teresina, PI

Educação Piauí

Do Piauí Para o Mundo: Estudantes da rede estadual retornam ao Brasil após intercâmbio de 30 dias na China e nos Estados Unidos

Sorrisos, abraços e muitas histórias para contar marcaram a chegada dos estudantes intercambistas do Programa “Do Piauí Para o Mundo”, iniciativa d...

15/12/2025 às 09h58
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Sorrisos, abraços e muitas histórias para contar marcaram a chegada dos estudantes intercambistas do Programa “Do Piauí Para o Mundo”, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que retornaram ao Brasil nesse sábado (13), após um mês de imersão educacional internacional. Ao todo, 55 estudantes e 11 professores desembarcaram no Aeroporto Senador Petrônio Portela: 15 alunos e três professores retornaram da China, enquanto 40 estudantes e oito professores vivenciaram a experiência nos Estados Unidos. A recepção ocorreu no Centro Cultural de Línguas, na zona Norte de Teresina, e contou com a presença do secretário Washington Bandeira, que deu as boas-vindas aos jovens e professores participantes do programa.

Durante um mês, os intercambistas enfrentaram o desafio de estudar em outro idioma, adaptar-se a novas rotinas e mergulhar em culturas radicalmente diferentes da sua. “Na China foi uma experiência maravilhosa, até porque é uma cultura totalmente diferente, repleta de tradições e costumes que foram novidades para todos nós. A principal experiência que eu posso replicar na minha escola, além do incentivo para que aproveitem todas as oportunidades possibilitadas pela Seduc, é somar a metodologia de ensino que nós vivenciamos lá, de muito respeito e muito rico”, destacou Vinícius Guimarães dos Santos, professor do CETI Agnelo Pereira da Silva, de Teresina.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Seduc

Para muitos, foi a primeira viagem internacional, uma travessia marcada pela superação da distância da família e pelo encantamento diante do novo. “A experiência de estudar por um mês nos Estados Unidos foi incrível. Poder conhecer três escolas de ensino médio e técnico foi algo maravilhoso. Tenho certeza que todas as aulas que tivemos, somadas às experiências em Harvard e no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), mudaram a minha perspectiva de futuro”, disse Marco Aurélio Gomes, aluno do CETI Professor José Pacífico de Moura Neto.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Seduc

Na China, os estudantes ficaram instalados no Institute for Digital Economy & Artificial Systems (IDEAS), um dos principais centros de pesquisa do país nas áreas de economia digital e inteligência artificial. O contato com um ambiente de alta tecnologia, aliado à intensa troca cultural, proporcionou uma vivência acadêmica de excelência e despertou nos jovens o interesse por áreas estratégicas para o futuro do trabalho.

“Conhecer um país como a China mudou uma chave na minha cabeça. Foram dias incríveis, enriquecedores e que tenho certeza que vamos levar isso para toda a vida. Volto para casa determinado a me dedicar ainda mais no ramo de programação e IA, estudando e me qualificando nessa área que tanto me conquistou”, declara Kauan Cavalcante, aluno do CETI Dr. Agnelo Pereira da Silva.

Nos Estados Unidos, a comitiva piauiense participou de práticas imersivas em instituições de referência, como a Worcester Tech, a Doherty High School e a Framingham High School. Nessas escolas, eles mergulharam em trilhas formativas nas áreas de robótica, biotecnologia, marketing digital, empreendedorismo, automação e estética profissional, vivenciando metodologias que estimulam a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Seduc

“Foram dias muito intensos, tempo suficiente para que nós pudéssemos mergulhar de verdade não apenas no conteúdo programático, mas também na cultura e modo de vida do país. Pontos que divergem e convergem com a nossa cultura. Foi um combo que me ajudou muito a expandir minha percepção de mundo a partir de agora”, pontua Luis Felipe Martins, do CETI Profª Angelina Mendes Braga, de Pedro II.

Segundo o secretário Washington Bandeira, a iniciativa reforça o compromisso da Seduc com uma educação pública conectada às demandas globais e às novas possibilidades de formação, destacando que, mais do que uma viagem, o intercâmbio representou um marco na trajetória dos estudantes, que retornam ao Piauí mais confiantes, maduros e conscientes de que a educação pode ser a ponte entre seus sonhos e o mundo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Seduc

“O retorno desses estudantes é motivo de muito orgulho para todos nós. Eles voltam trazendo na bagagem não apenas conhecimentos acadêmicos, mas experiências culturais, sociais e humanas que ampliam horizontes e transformam vidas. O Programa “Do Piauí para o Mundo” reafirma o nosso compromisso em oferecer oportunidades que conectam a educação pública do estado com o que há de mais inovador no mundo. Tenho certeza de que eles serão multiplicadores desse aprendizado em suas escolas, comunidades e no futuro profissional”, destacou o gestor.

Criado pelo Governo do Estado, o programa Do Piauí para o Mundo fortalece o ensino médio em tempo integral integrado à educação profissional, impulsiona a formação técnica e amplia oportunidades para os jovens piauienses. No total, 130 alunos e 26 professores foram premiados com intercâmbio educacional em seis países, incluindo Portugal, Alemanha, Coreia do Sul, China e Estados Unidos. O último grupo de vencedores do programa embarca para Singapura em janeiro de 2026, fechando o ciclo de intercâmbios de 2025.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias