
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) começou a receber os primeiros equipamentos doados pelo Ministério da Saúde, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Saúde). Os equipamentos de ponta vão aumentar a oferta do plasma, essencial para a produção de medicamentos para hemofílicos e grandes cirurgias, ampliando a capacidade de armazenamento, congelamento e processamento de hemocomponentes.
Todas as unidades do Hemopi no estado — Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano — serão beneficiadas com a modernização do parque tecnológico, que vai receber 23 equipamentos, totalizando um investimento de R$ 3.149.091,00.

Um dos equipamentos entregues é um blast freezer, que permite congelamento a -90ºC. Ele vai reforçar a capacidade de armazenamento de plasma, usado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), uma estatal com sede no Nordeste, em Pernambuco, para a produção de medicamentos que até pouco tempo eram importados.
“A modernização do parque tecnológico dos hemocentros, que está sendo feita pelo Ministério da Saúde através do Novo PAC, vai reforçar o armazenamento de plasma, componente do sangue utilizado na produção de medicamentos hemoderivados, como imunoglobulina, albumina e fatores de coagulação 8 e 9, utilizados por pacientes hemofílicos, por exemplo, pontua o diretor-geral do Hemopi, Rafael Alencar.

Na lista de aquisições, constam também ultrafreezers e freezers de baixa temperatura, fundamentais para o congelamento rápido e seguro do plasma fresco. Enquanto aguarda a nova remessa, o Hemopi promove adaptações físicas na sede em Teresina para fazer as instalações dos novos equipamentos.
Com esse incremento na hemorrede nacional, o Ministério da Saúde espera triplicar a produção de plasma e garantir soberania nacional na produção de medicamentos.

Saúde Fiocruz: população jovem apresenta o maior risco de suicídio
Saúde Vacinação contra vírus sincicial imuniza cerca de 600 gestantes em SP
Piauí Equoterapia: Piauí realizou mais de 2.900 atendimentos de terapia em crianças com auxílio de cavalos
Piauí Carretinha da Saúde ultrapassa 50 mil atendimentos e transforma a infância no Piauí
Piauí Sesapi abre campanha do Dezembro Vermelho reforçando a prevenção e combate ao estigma do HIV
Piauí Médicos argentinos conhecem programa de espasticidade desenvolvido no Hospital Infantil
Piauí Com emergência odontológica gratuita 24h, Hospital do Mocambinho atendeu mais de 16 mil piauienses em 2025
Vacinação Butantan vai desenvolver vacina contra raiva com nova tecnologia de RNA
Saúde “Dezembrite”: último mês do ano pode intensificar desafios emocionais; psiquiatra do HSM orienta sobre cuidados com a saúde mental no período Mín. 23° Máx. 38°