
A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nesse sábado (6), a abertura da campanha estadual do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.
A ação, que também marca os 40 anos da resposta nacional ao HIV, foi realizada na Praça Pedro II, localizada no Centro de Teresina, integrada à programação do “Natal Som e Luz”, da Secretaria da Cultura (Secult). O intuito é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das ISTs.

“Abrimos hoje oficialmente nossa campanha do Dezembro Vermelho, com o tema ‘Nascer sem HIV, Viver sem Aids’, momento em que também combatemos o estigma e o preconceito contra as pessoas que vivem com o vírus”, destacou Cristiana Rocha, coordenadora de Infecções Transmissíveis da Sesapi.
Durante o lançamento da campanha, técnicos da Sesapi realizaram orientação e testagem para HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de autotestes para HIV e de preservativos masculinos e femininos gratuitamente para a população.

Na ocasião, Consolação Nascimento, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual (CTA), ressaltou a importância da testagem para a prevenção. “A testagem é totalmente gratuita e fundamental para a descoberta precoce do HIV e o início do tratamento”, frisou a gestora.

Segundo dados dos sistemas de informação da Sesapi (Sinan e SIM), o Piauí registrou, em 2025, um total de 432 novos casos de HIV e 163 casos de Aids. O Informe Epidemiológico aponta que, entre os novos diagnósticos de HIV, a faixa etária mais afetada é a de 20 a 34 anos. Já em relação à Aids, a maior prevalência está entre pessoas de 35 a 49 anos.
Saúde Vacinação contra vírus sincicial imuniza cerca de 600 gestantes em SP
Piauí Equoterapia: Piauí realizou mais de 2.900 atendimentos de terapia em crianças com auxílio de cavalos
Piauí Carretinha da Saúde ultrapassa 50 mil atendimentos e transforma a infância no Piauí
Piauí Médicos argentinos conhecem programa de espasticidade desenvolvido no Hospital Infantil
Piauí Com emergência odontológica gratuita 24h, Hospital do Mocambinho atendeu mais de 16 mil piauienses em 2025
Vacinação Butantan vai desenvolver vacina contra raiva com nova tecnologia de RNA
Saúde “Dezembrite”: último mês do ano pode intensificar desafios emocionais; psiquiatra do HSM orienta sobre cuidados com a saúde mental no período
Saúde Com nível 3 de excelência, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara mantém selo máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação
Saúde Com articulação do Serviço Social, Hospital Regional Norte possibilita reencontro entre irmãos após quase três décadas sem contato Mín. 25° Máx. 33°