
O Governo do Maranhão entregou neste sábado (6), o novo Restaurante Popular de São Luís, que fica localizado no Galpão Maracanã, na Avenida Engenheiro Emiliano Macieira, no Tibiri. O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão, do secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé, e lideranças sociais e políticas da região.
A maior rede pública de restaurantes populares da América Latina segue em expansão. A nova unidade vai garantir refeições de qualidade a preços acessíveis para a população da zona rural de São Luís, servindo diariamente 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares. As refeições são vendidas pelo valor de R$ 1,00 o almoço e jantar, cada, e R$ 0,50 o café da manhã.
“O restaurante popular de número 206 se destaca dos demais da região pois é o primeiro da zona rural. O nosso projeto contém um diferencial muito importante, que é a aquisição de produtos da agricultura familiar para abastecer a unidade. Então, aqui, esses dois aspectos se reúnem, providencialmente, pois aqui é uma região produtora. Então, vamos dar um salto na agricultura familiar, e ao mesmo tempo garantir segurança alimentar”, ressaltou o governador.
Com a nova unidade, o programa chega à marca de 206 mil refeições servidas diariamente nos 181 municípios que já contam com restaurantes populares em todas as regiões do Maranhão, reafirmando seu papel essencial no enfrentamento à insegurança alimentar. Hoje, a Grande Ilha conta com 23 restaurantes populares. São Luís possui 18 restaurantes populares e nos municípios de São José de Ribamar (3 unidades), Paço do Lumiar (1 unidade) e Raposa (1 unidade).
“Nós sabemos que a zona rural de São Luís é muito extensa e tem muitas famílias em situação de vulnerabilidade. Então, o novo restaurante popular é uma forma de alento para os familiares. O restaurante fica a poucos metros do Terminal da Integração, então as famílias que precisam se deslocar já vão conseguir vir tomar seu café da manhã ou trazer seus entes”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé.
A presidente da União de Moradores da Vila Mochel, Valdirene Rocha, agradeceu pela iniciativa. “Estamos aqui na inauguração do mais novo restaurante popular, que foi uma benção para o nosso bairro. Estamos todos maravilhados. Fica perto Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Integração. Nosso governador está de parabéns e nós só temos a agradecer”.
O marco evidencia o compromisso do poder público estadual com a segurança alimentar e nutricional da população, garantindo refeições saudáveis e de qualidade e fortalecendo uma política pública que combate a fome. Em 2024, foram servidas 43.200 mil refeições entre café, almoço e jantar, em todos os municípios do estado que já contam com restaurantes populares.
Piauí Governo do Piauí realiza leilão para venda de bens inservíveis do Estado nesta sexta (6)
Geral Divisão de elite da Guarda Municipal do Rio começa a atuar em março
Piauí Fevereiro é o último mês para pagamento do IPVA 2026 com desconto no Piauí Mín. 23° Máx. 34°