
Nesta quarta-feira (3), o Instituto Butantan anunciou que fechou um acordo de licenciamento de tecnologia e colaboração com a Replicate Bioscience para o desenvolvimento e comercialização de uma vacina de RNA mensageiro autorreplicante para profilaxia pré e pós-exposição contra a raiva.
A Biotech, sediada em San Diego, na Califórnia (EUA), criou uma plataforma de RNA autorreplicante (srRNA, na sigla em inglês) para desenvolvimento de vacinas e terapias no contexto de doenças infecciosas, imunologia e outras áreas terapêuticas. O srRNA refere-se a um tipo específico de molécula de RNA mensageiro (mRNA) expressar os antígenos de interesse e aumentar a resposta imune.
As vacinas de srRNA estão na fronteira de desenvolvimento e inovação de tecnologias com base em mRNA. A Replicate é uma das poucas empresas no mundo que detém por completo essa tecnologia, que já foi testada em humanos com resultados promissores. Ou seja, é uma tecnologia de vacinas de mRNA nova, diferente daquelas que estão hoje no mercado, e que já demonstrou ser promissora e ter bom perfil de segurança, o que permite a continuidade dos estudos clínicos.
O acordo entre o Butantan e Replicate possibilita ao Instituto incorporar uma tecnologia de ponta em carteira de produtos em desenvolvimento e amplia oportunidades de novas vacinas com esta plataforma.
Nos termos do acordo, o Instituto Butantan conduzirá ensaios clínicos de registro da nova vacina antirrábica de srRNA e, caso tenha sucesso, comercializará a vacina no Brasil e na América Latina. Já a Replicate transferirá o processo de fabricação para a unidade de produção de vacinas de mRNA do Butantan, e será responsável pelos mercados fora da América Latina.
“É uma parceria que pode trazer grandes benefícios para a saúde pública. Uma tecnologia de ponta, inovação e ciência para o enfrentamento da raiva. Estamos muito entusiasmados com a parceria que reforça o papel estratégico do Instituto Butantan como polo de inovação e ciência”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.
“É uma honra colaborar com o Instituto Butantan, líder global na luta contra doenças infecciosas mortais. Consideramos essa uma oportunidade empolgante para avançar clinicamente com a vacina antirrábica de srRNA da Replicate em parceria com o Butantan e expandir nossas estruturas científicas, operacionais e de produção que podem ser aplicadas a outras doenças”, diz o CEO da Replicate, Nathaniel Wang.
Em um estudo clínico de fase 1 conduzido pela Replicate, o candidato a imunizante, que tem o nome de RBI-4000, demonstrou ótima imunogenicidade, com bioatividade duradoura em baixas doses, acompanhada de reatogenicidade leve/moderada, em contraste com outras tecnologias de vacinas de mRNA.
O Instituto Butantan financiará o desenvolvimento do RBI-4000 para profilaxia pós-exposição e pré-exposição e terá direitos comerciais no Brasil e América Latina. A Replicate terá direito a royalties sobre as futuras vendas do produto pelo Butantan, mantendo os direitos sobre o RBI-4000 em outros mercados. Além disso, ambas instituições compartilharão os dados gerados ao longo da parceria.
A colaboração também deverá acelerar a melhoria do armazenamento em cadeia fria e da termoestabilidade do imunizante. Isso poderá impulsionar a adoção da tecnologia de srRNA e proporcionar uma vantagem de custo em relação às tecnologias de vacinas convencionais.
(Foto: Reprodução)
Saúde “Dezembrite”: último mês do ano pode intensificar desafios emocionais; psiquiatra do HSM orienta sobre cuidados com a saúde mental no período
Saúde Com nível 3 de excelência, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara mantém selo máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação
Saúde Com articulação do Serviço Social, Hospital Regional Norte possibilita reencontro entre irmãos após quase três décadas sem contato Mín. 25° Máx. 37°