
As atividades nas lavouras de milho primeira safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (29), 65,9% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 59,3% registrados até a semana passada e fica à frente dos 65,1% do mesmo período de 2024 e dos 64,7% da média dos últimos cinco anos.
O estado com trabalhos mais adiantados é Paraná, com 100% já finalizado, seguido por Santa Catarina (98,6%), Rio Grande do Sul (87%), São Paulo (75%), Minas Gerais (74%), Bahia (58%), Goiás (55%), Maranhão (4%) e Piauí (2%).
Até aqui, 12,9% das áreas ainda estão em emergência, 63,4% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 18% estão em floração e 5,7% já avançaram para enchimento de grãos.
Os técnicos da Conab destacam que o clima mais quente aumentou a pressão da cigarrinha do milho em lavouras de Minas Gerais, enquanto a falta de precipitações e a ocorrência de ventos constantes e altas temperaturas, provocam sintomas de déficit hídrico em algumas regiões do Rio Grande do Sul.
Na Bahia o plantio avança rapidamente, enquanto Santa Catarina e Goiás estão próximos da finalização das atividades e Maranhão e Piauí ainda iniciam a semeadura.
Piauí SAF inicia capacitação de técnicos que vão atuar em cooperativas da agricultura familiar do Piauí
Agricultura Simpósio aborda benefícios do azeite para a saúde
Mercado Demanda interna faz preço do milho subir e encerra novembro em alta
Piauí Agricultores do Piauí comemoram vendas e participação na maior feira da agricultura familiar do Nordeste
Piauí Inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos encerram nesta segunda-feira (1º)
Agricultura Familair Garantia Safra 2025/2026: MDA prorroga prazo de inscrição até 1º de dezembro Mín. 26° Máx. 38°