
Os produtos do Piauí foram destaque na 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), realizada em São Luís, no Maranhão, que reuniu mais de 600 expositores dos nove estados da região.
Cada estado contou com um estande próprio e o Piauí apresentou 13 coletivos de produtores, com alimentos variados e artesanato que evidenciam a potencialidade do estado. A movimentação foi intensa desde a abertura da feira, na quarta-feira (26), até o encerramento, neste sábado (29).

As representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) comemoraram o sucesso das vendas. Petas, doces, cajuína, farinha e outros produtos foram expostos pelas agricultoras Vitalina Santos e Conceição de Maria, que celebraram não apenas o volume comercializado, mas também a troca de experiências proporcionada pelo evento.
“Foi uma experiência única, porque a feira superou as nossas expectativas. Estamos alegres e satisfeitas, tivemos convivência com outros estados e aprendemos muito com a experiência deles”, destacou Vitalina.

Entre as visitantes estava a engenheira agrônoma Fernanda Câmara. Piauiense de Picos, ela mora há 20 anos no Rio Grande do Norte e aproveitou a oportunidade para matar a saudade dos sabores da terra ao comprar um doce de buriti.
“Doce de buriti lembra a minha infância. Esse sabor nos traz de volta memórias antigas, do tempo em que eu morava em Picos. Estou levando comigo um pedacinho do Piauí”, afirmou.

A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, ressaltou a importância da feira, que reúne os nove estados do Nordeste e evidencia a força de quem vive do campo. “Essa feira representa cooperação, intercâmbio e união de esforços para fortalecer cada vez mais a agricultura familiar”, afirmou.
Derivados do caju e artesanato também se destacaram
Os derivados do caju, levados pelos cooperados da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi), também tiveram grande procura . Além da tradicional cajuína, produtos como vinagre e a cachaça de caju (cajuaça) chamaram atenção do público.
O artesanato em palha de carnaúba, produzido por artesãs de Parnaíba e Piripiri, foi outro destaque, encantando visitantes do Maranhão e de outros estados pela originalidade e riqueza cultural.

A Feira Nordestina da Agricultura Familiar é uma realização do Consórcio Nordeste, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, que promove encontros em todos os estados da região e culmina com uma feira regional com todos os participantes.
Além da comercialização de produtos, o evento oferece palestras, oficinas, espaços de formação e troca de experiências, com estandes que apresentam itens da agricultura familiar e áreas dedicadas a movimentos sindicais, instituições de ensino, setor tecnológico, mecanização e outros segmentos ligados ao campo.

Piauí Inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos encerram nesta segunda-feira (1º)
Agricultura Familair Garantia Safra 2025/2026: MDA prorroga prazo de inscrição até 1º de dezembro
Diplomacia Brasil recebe delegação da Etiópia para conhecer políticas de agricultura familiar
Safra de soja Plantio de soja atinge 29% no Piauí, mas irregularidade das chuvas preocupa produtores
Agricultura Familiar Embrapa Maranhão leva tecnologias para a agricultura familiar
Agronegócios Em ano de COP, nova solução monitora a vinhaça em tempo real
Sementes da Fartura Agricultores do Piauí entregam mais de 34 toneladas de sementes crioulas à SAF
Serviço Público Mutirão de documentação chega aos municípios piauienses de Itaueira, Flores do Piauí e Oeiras
Piauí SAF lança editais para compra de R$ 6 milhões em alimentos da agricultura familiar no Piauí Mín. 22° Máx. 39°