Segunda, 24 de Novembro de 2025
28°

Tempo limpo

Teresina, PI

Justiça Operação

PF cumpre mandado de busca em apuração sobre suposta fraude no ENEM

Investigação começou após detecção de vídeo publicado contendo questões similares às aplicadas na prova.

24/11/2025 às 08h25
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/PFCE
Foto: Reprodução/PFCE

Neste domingo (23), a Polícia Federal deflagrou a Operação Profeta, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão no Ceará, expedido pela Justiça Federal, para apurar possível prática do crime de fraude em certame de interesse público. A ação teve como foco a suposta divulgação antecipada de conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2025.

A investigação teve início após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, vinculado ao Ministério da Educação, detectar a publicação de vídeo em plataforma digital contendo questões com similaridade substancial àquelas aplicadas na prova oficial. O conteúdo foi divulgado antes da data prevista para o exame.

A atuação da Polícia Federal visa esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, bem como possíveis conexões com outros delitos.

A PF reafirma seu compromisso com a integridade dos concursos públicos e com o combate a fraudes que comprometam a confiança da sociedade nos processos seletivos nacionais.

Diante de relatos de candidatos nas redes sociais, o instituto anulou três perguntas depois de "analisar relatos de antecipação de itens semelhantes aos aplicados nas provas". Confira as questões anuladas:

  • Fotossíntese: (115 na cinza; 121 na amarela; 132 na verde; 123 na azul)
  • Grito: (118 na cinza; 115 na amarela; 135 na verde; 132 na azul)
  • Parcelamento de R$ 60 mil: (172 na cinza; 178 na amarela; 168 na verde; 174 na azul)

Segundo o Inep, foram identificadas “similaridades pontuais” entre questões divulgadas nas redes sociais e itens presentes na prova, embora nenhuma pergunta tenha sido apresentada exatamente como na versão aplicada em 2025.

O Ministério da Educação e o Inep não vão se manifestar sobre a operação.

Os rumores sobre um suposto vazamento de questões do Enem começaram a circular nas redes sociais na noite de segunda-feira (17), dia seguinte à aplicação das provas de matemática e ciências da natureza, realizada no domingo (16).

(Foto: Reprodução/PFCE)

Quem é e o que diz Edcley

Edcley Teixeira, que vende serviços de consultoria a vestibulandos e cursa Medicina, afirma que previu as questões em live nas redes sociais dentro dos parâmetros legais, sem nenhum vazamento de material, apenas para “democratizar a educação”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias