Domingo, 16 de Novembro de 2025
37°

Tempo nublado

Teresina, PI

Turismo Piauí

Estradas em boas condições impulsionam turismo e encurtam caminhos até o litoral piauiense

Com a aproximação do feriado do Dia da Consciência Negra, na próxima quinta-feira (20), e do período de festas de fim de ano, Natal e Réveillon, mu...

16/11/2025 às 13h20
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Com a aproximação do feriado do Dia da Consciência Negra, na próxima quinta-feira (20), e do período de festas de fim de ano, Natal e Réveillon, muitos piauienses começam a organizar roteiros para aproveitar as datas. Entre as opções mais procuradas, estão as belezas do litoral piauiense. Para quem escolhe a praia de Barra Grande, um dos destinos mais disputados da alta temporada, a viagem ficou mais rápida graças às rodovias alternativas recuperadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), a Rota do Paraíso e a Rota do Norte.

A Rota do Paraíso engloba as PIs 301 e 309 e se apresenta como alternativa ao trajeto tradicional pela BR-343. Ela parte do entroncamento da BR-343, em Cocal, segue pela PI-309 até o Centro da cidade e, em seguida, pela PI-301 até o entroncamento com a BR-402, em Cajueiro da Praia. Depois, o motorista percorre mais alguns quilômetros até retornar à PI-301, seguir cerca de 7 km até o entroncamento da PI-302 e, então, mais 13 km até Barra Grande.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom DER

Outra opção reforçada pelo DER é a Rota do Norte, que recebeu melhorias na PI-113 e na PI-110. O trajeto passa por José de Freitas, Cabeceiras, Barras e Batalha, chegando a Piracuruca, de onde é possível seguir para as cidades da planície litorânea ou acessar a própria Rota do Paraíso, por Cocal.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Rodovia PI-113

Em ambas as rotas, os motoristas encontram vias recuperadas e bem sinalizadas, proporcionando viagens mais ágeis. Segundo o diretor-geral do DER, Leonardo Sobral, as melhorias reduzem em aproximadamente 50 km a distância até o litoral e diminuem o tempo de deslocamento em até uma hora.

“O litoral do Piauí é bastante visitado pelos piauienses, brasileiros em geral e estrangeiros, por isso criamos essas duas rotas alternativas. Como costumamos dizer, as estradas estão ‘só o ouro’. Foram totalmente recuperadas e muito bem sinalizadas. O turista economiza tempo porque são cerca de 330 km, saindo de Teresina até Barra Grande. Não há trânsito muito pesado, com muitos caminhões”, frisou o gestor, lembrando que as faixas de domínio estão preservadas, o acostamento foi feito recentemente e a pista também passou por alargamento.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias