Sábado, 08 de Novembro de 2025
33°

Tempo limpo

Teresina, PI

Saúde Piauí

Sesapi cria comitê para integrar dados locais à Rede Nacional de Dados em Saúde

A Secretaria da Saúde (Sesapi) realizou, nessa sexta-feira (7), a primeira reunião do Comitê da Rede Nacional de Dados em Saúde do Estado (CRNDSPI)...

08/11/2025 às 18h36
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Saúde (Sesapi) realizou, nessa sexta-feira (7), a primeira reunião do Comitê da Rede Nacional de Dados em Saúde do Estado (CRNDSPI). O grupo, formado por técnicos de diversas áreas do órgão, tem como objetivo organizar e integrar as informações dos sistemas da saúde pública piauiense, promovendo maior eficiência na gestão da informação e aprimorando a qualidade dos serviços prestados à população.

O comitê trabalhará para integrar e interoperar os dados locais à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial do Ministério da Saúde, que conecta diferentes sistemas de saúde em todo o país. Essa integração possibilita a troca de informações entre redes públicas e privadas, evita a duplicidade de registros, melhora a continuidade do cuidado e fortalece a gestão da saúde pública.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Márcio Sales/Sesapi

“O Piauí sai à frente mais uma vez como referência em saúde digital e na transformação da saúde pública, sendo um dos estados-piloto do Brasil. Estamos iniciando um processo de discussão, recepção, transformação e devolução dos dados para o cidadão, profissionais de saúde e gestores do SUS, com o objetivo de aprimorar a tomada de decisão”, destacou o diretor da Unidade de Saúde Digital da Sesapi, Gabriel Mauriz.

A RNDS centraliza e organiza as informações de saúde dos cidadãos, garantindo que dados clínicos sejam acessados de forma segura e padronizada por profissionais autorizados e pelos próprios usuários. Com essa interoperabilidade, médicos e enfermeiros poderão consultar o histórico clínico do paciente durante o atendimento, evitando o retrabalho dos profissionais e promovendo um cuidado mais ágil, qualificado e contínuo.

Além disso, gestores de saúde terão acesso a informações consolidadas para subsidiar o planejamento, o monitoramento e o aprimoramento das políticas públicas, contribuindo para uma gestão mais eficiente e integrada ao SUS.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Márcio Sales/Sesapi
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias