A educação piauiense está presente no Encontro Regional dos Estados do Nordeste “Primeira Infância Primeiro”, realizado na cidade de Recife (PE), nesta terça-feira (23), e que traz como temática “Desafios e oportunidades de colaboração“. No Piauí, a atenção à primeira infância é uma iniciativa transversal do Governo do Estado. O programa Pacto pelas Crianças, liderado pela primeira-dama, Isabel Fonteles, perpassa por várias áreas, como Saúde, Educação e Assistência Social.
Representando a Secretaria de Estado da Educação, na comitiva que acompanha a primeira-dama no Encontro Nordeste, a coordenadora estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), Gabriela Oliveira, compartilhará a experiência do Piauí na promoção do diálogo sobre a importância da colaboração entre estados e municípios para a primeira infância.
“Neste encontro regional temos como objetivo discutir as ações voltadas para a Primeira Infância. Este será o momento de compartilhar experiências entre os estados do Nordeste como uma forma de estimular todos os entes a terem políticas públicas definidas por informações e ferramentas capazes de apoiar os municípios para que tenham ações colaborativas nas áreas da saúde, educação e assistência social”, informou a coordenadora do PPAIC.
Para atender às demandas do programa, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai fortalecer a iniciativa por meio do Pacto pela Educação. A proposta é apoiar os municípios piauienses com cessão de espaços para novas creches e equipamentos, mobiliário, além de prestar apoio técnico e estrutural e estimular a vacinação, tanto na primeira infância, como nas demais faixas etárias.
Encontro Primeira Infância Primeiro
O Encontro Regional dos Estados do Nordeste Primeira Infância Primeiro faz parte de uma série de eventos que reúne governadores, secretários e equipes dos governos estaduais, representantes da sociedade civil para promover o diálogo sobre a importância da colaboração entre estados e municípios no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância na região.
Os eventos serão divididos em painéis temáticos que discutirão assuntos como educação infantil, parentalidade, transferência de renda e o próprio regime de colaboração no Pacto Federativo. A iniciativa é coordenada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Mín. 21° Máx. 40°