
A ExpoCariri 2025 superou as expectativas e se consolidou como o principal evento agropecuário do Sul do Ceará. Realizada entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no Campo Experimental da Embrapa Algodão, em Barbalha, a feira recebeu mais de 50 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 30 milhões em negócios.
De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), promotora do evento, os resultados superaram todas as metas iniciais e reforçam o fortalecimento do setor agropecuário do Cariri, apontado como uma nova fronteira agrícola do Nordeste.
A ExpoCariri 2025 reuniu 170 expositores de diferentes regiões do país, apresentando uma ampla variedade de produtos, máquinas e tecnologias agropecuárias. O coordenador-geral Nertan Nicodemos destacou que o evento ultrapassou todas as projeções.
Durante os três dias de evento, produtores e empresas do agronegócio fecharam negócios envolvendo caminhões, tratores, implementos agrícolas e animais. A Embrapa também apresentou novas tecnologias voltadas à agricultura sustentável e de precisão.
O governador Elmano de Freitas participou do Encontro de Mulheres do Agro e anunciou um projeto de irrigação de 10 mil hectares na região.
Atendendo a uma proposta da Faec, o governo estadual iniciará estudos para a implantação de dois polos irrigados — um com 5 mil hectares entre Barbalha e Missão Velha, e outro em Mauriti, ambos com águas da transposição do Rio São Francisco.
Segundo Amílcar Silveira, presidente da Faec, a iniciativa poderá elevar o PIB do Ceará em 2,4%.

(Foto: Reprodução)
Programação e destaque técnico
A ExpoCariri 2025 contou com palestras técnicas, leilão de gado Nelore, shopping de animais, exposição de máquinas e plantas e a Copa de Marcha Mangalarga Marchador.
No Campo Experimental da Embrapa, os visitantes puderam conhecer novas variedades de trigo, soja, algodão, milho, mandioca, girassol, sorgo, gergelim, palma forrageira e amendoim.
O Espaço Conexão Sistema S reuniu instituições como Sebrae Ceará, Fiec, Sesi/Senai, Sest/Senat, SESCOOP/OCB e a Prefeitura de Barbalha, fortalecendo a parceria entre produtores e entidades do setor.

(Foto: Reprodução)
Brasil Rural 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural elege 42 delegados que representarão o Maranhão na etapa nacional
Prejuízo Agrícola Fogo destrói colmeias e mata milhares de abelhas, causando prejuízo a apicultores no interior do Piauí
Agronegócio Pequenos agricultores impulsionam produção de melancia no Nordeste e ampliam renda no campo
Agronegócio Saiba como manter uma produção eficiente de ovos e conhecer novas variedades de mandioca
Agronegócio Maranhão inicia Campanha de Atualização Cadastral de Rebanho para manter status livre de aftosa
Crédito rural Governo amplia lista de municípios que podem acessar crédito de R$ 12 bilhões do BNDES Mín. 25° Máx. 43°