
O Brasil registrou 358.553 pessoas em situação de rua no mês de outubro. Os dados são do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O levantamento, que utiliza dados do Cadastro Único (CadÚnico), indica uma forte predominância nos estados da Região Sudeste, que, juntos, respondem por cerca de 60% da população de rua do país.
· São Paulo: Lidera o ranking com 148.730$ pessoas em situação de rua, sendo 99.477 somente na capital.
· Rio de Janeiro: 33.081 pessoas.
· Minas Gerais: 32.685 pessoas.
Crescimento Alarmante em Roraima
O estado de Roraima surpreendeu por apresentar um número de pessoas em situação de rua maior do que unidades federativas com populações maiores e mais grandes cidades, como Distrito Federal, Pernambuco e Amazonas.
O crescimento do número de pessoas em situação de rua na capital de Roraima, Boa Vista - que tem menos de 500 mil habitantes - é ainda mais chocante: o número saltou de pouco mais de mil pessoas em 2018 para quase 10 mil no último levantamento, um aumento de quase dez vezes.
Esse crescimento é muito superior ao do país, que passou de 138 mil para 358 mil pessoas no mesmo período.
O Observatório lamentou a situação social: "O descumprimento da Constituição Federal de 1988 com as pessoas em situação de rua continua no Brasil, com pouquíssimos avanços na garantia de direitos dessa população, majoritariamente negra e histoticamente tão vulnerabilizada no nosso país afirmou em nota
Os pesquisadores também criticaram a falta de transparência nos dados sobre a população em situação de rua, que deveriam ser públicos e acessíveis a toda a sociedade.

(Foto: Reprodução/Antônio Cruz/Agência Brasil)
Segurança Policiais Civis cobram benefício de pensão integral após megaoperação no Rio
Direitos Humanos Investigação das mortes em operação no RJ tem graves falhas, diz ONG
Direitos Humanos Mãe denuncia execução em operação e cobra políticas para a juventude Mín. 23° Máx. 39°