
A Associação Caatinga, em parceria com a SC Johnson – uma das maiores fabricantes de produtos de controle de pragas – e com o apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), está lançando a campanha "Adeus Mosquito" no Ceará e no Piauí.
O principal objetivo da iniciativa é conscientizar a população sobre a prevenção e o combate a doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, Zika, chikungunya e febre amarela. O programa priorizará a implementação em comunidades rurais dos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).
A Associação Caatinga, com o apoio da FAS, irá capacitar 80 mobilizadores comunitários. Entre eles, estarão profissionais da saúde, da educação e lideranças locais, que terão a missão de multiplicar orientações práticas de prevenção nas comunidades.
A iniciativa permitirá a difusão de informações essenciais para reduzir a proliferação do mosquito, ao mesmo tempo em que fortalece uma rede comunitária de conscientização.
“A campanha ‘Adeus Mosquito’ reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental e a valorização do protagonismo das comunidades locais. Por meio da capacitação de mobilizadores e do engajamento direto das populações, buscamos fortalecer a prevenção contra as arboviroses e criar uma rede de conscientização capaz de gerar mudanças duradouras na Caatinga”, afirma Cássia Pascoal, coordenadora de relacionamento comunitário e educação ambiental da Associação Caatinga.
Criada em 2016 pela organização argentina EDUPAS, com o apoio da SC Johnson, a campanha chegou ao Brasil em dezembro de 2024, com ações na região amazônica implementadas pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
Na América Latina, a campanha “Adeus Mosquito” já impactou mais de 2 milhões de famílias em vários países, como Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Paraguai, distribuindo mais de 1 milhão de repelentes.
Metanol Brasil tem 58 casos de intoxicação por metanol com 15 mortes confirmadas
Saúde Brasil aprova 1º imunobiológico para lúpus em crianças
Saúde Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros para o consumo Mín. 25° Máx. 38°