
O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (21), a nova sede da Delegacia Seccional da Polícia Civil, que integra a Área Integrada de Segurança Pública (AISP) Teresina – Sul 1. Localizada no bairro Parque Piauí, a unidade foi completamente modernizada com investimento de R$ 1,8 milhão.
O novo prédio segue um projeto arquitetônico moderno, com integração funcional e infraestrutura voltada à eficiência do trabalho policial e ao melhor atendimento à população. A delegacia abriga, em um mesmo espaço físico, o 4º e o 10º Distritos Policiais, tornando-se a primeira AISP da capital a unificar duas unidades.

Durante a solenidade, Rafael Fonteles destacou que os resultados do trabalho conjunto entre as forças de segurança já são perceptíveis nos indicadores do estado. “Com investimentos como este e com ações de integração entre Polícia Civil, Militar, Bombeiros e Polícia Penal, conseguimos reduzir os homicídios em mais de 30% nos últimos três anos e diminuir os crimes de roubo e furto, como o roubo de celulares, em mais de 50%. É um avanço expressivo que mostra que estamos no caminho certo, que é proteger a vida e o patrimônio das pessoas”, afirmou o governador.

A obra contempla recepção com sistema de reconhecimento facial, gabinetes para delegados, salas para registro de Boletim de Ocorrência, três cartórios, setor de investigação com depósito para armas e bens apreendidos, parlatório com reconhecimento de pessoas e Centro de Processamento de Dados (CPD). A unidade também dispõe de copa, cozinha, estacionamento para viaturas e alojamentos masculino e feminino, com banheiros adaptados.

O secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, destacou que a revitalização da Seccional Sul faz parte da política de modernização das delegacias e da consolidação de equipes mais integradas e eficientes. “Temos mostrado bons resultados, principalmente, no enfrentamento de crimes patrimoniais, justamente porque os delegados e oficiais de investigação, que atuam aqui, são qualificados e demonstram que esse modelo é muito mais efetivo do que manter pequenos distritos com equipes reduzidas que não geram os mesmos resultados”, afirmou o gestor.
O delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, reforçou que a nova estrutura traz mais eficiência e conforto para quem trabalha e para quem busca atendimento. “A delegacia abrange bairros como Parque Piauí, Saci e Santo Antônio. O novo espaço garante melhores condições de trabalho aos policiais e um atendimento mais digno à população”, completou o delegado.

Desempenho da Seccional Sul em 2025
Entre janeiro e setembro de 2025, a Delegacia Seccional Sul registrou 5.373 boletins de ocorrência e 8.106 procedimentos despachados. No mesmo período, foram finalizados 103 Inquéritos Policiais (IPLs) e 144 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). As ações também resultaram em 47 prisões, 66 mandados de busca e apreensão cumpridos, além da recuperação de 82 celulares e 17 veículos.
Acidente Estrutura de madeira desaba e deixa mãe e filho feridos no Parque da Cidadania, em Teresina
Manutenção Elevado da avenida Miguel Rosa, em Teresina (PI) será interditado neste domingo (18) para estudos técnicos
Risco no trânsito PRF flagra crianças sendo transportadas de forma irregular em veículo na BR-010 em Imperatriz, no Maranhão
Segurança Suspeito de praticar estelionatos em Cascavel é preso pela Polícia Civil
Segurança Investigado é preso em flagrante pela Polícia Civil por comercializar medicamentos sem autorização na Capital
Segurança Polícia Militar apreende mais de 240 caixas de cigarros em galpão de Pacajus
Piauí Denarc apreende mais de 1,8 tonelada de drogas em 2025 e reforça combate ao tráfico no Piauí
Piauí Violência contra mulher: número de agressores presos pela Polícia do Piauí subiu 78%; saiba como denunciar
Piauí Na primeira grande operação do ano, forças de segurança prendem 10 pessoas e apreendem drogas e armas em Teresina Mín. 24° Máx. 38°