Desde de agosto de 2024, os hospitais que integram a rede estadual de saúde do Piauí, tanto no interior quanto em Teresina, passaram a realizar consultas, exames e cirurgias eletivas exclusivamente por meio do Sistema Regula Piauí. A medida tem como objetivo assegurar uma distribuição justa das vagas, garantindo acesso universal aos serviços do sistema Único de Saúde (SUS), sem bloqueios por questões de custeio.
Na capital, o novo fluxo vale para os hospitais Getúlio Vargas, da Polícia Militar, Infantil Lucídio Portella, Natan Portella, do Mocambinho, Areolino de Abreu e a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.
De acordo com o diretor da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, João Victor, o processo é simples. “Quando o paciente é atendido na atenção básica (unidades básicas de saúde) e precisa de encaminhamento para um estabelecimento de gerenciamento estadual, a Secretaria de Saúde do município é responsável por realizar o agendamento. Se houver dúvidas, o paciente pode procurar tanto o município ou ligar para a central de marcação do estado para esclarecer qualquer dúvida sobre o seu agendamento”, explicou.
O gestor reforça ainda que quem já tinha consultas marcadas em outros sistemas não será prejudicado.
Central de Marcação funciona 24 horas
Para agilizar ainda mais o processo, a Central de Marcação de Consultas e Exames da Sesapi funciona 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Por meio dela, pacientes de Teresina com encaminhamentos emitidos pelo Gestor Saúde, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), podem validar seus pedidos sem precisar se deslocar até hospitais.
O contato é feito pelo telefone (86) 2222-7150. O paciente deve ter em mãos documentos pessoais, encaminhamento médico e comprovante de residência. Caso haja vaga disponível, o agendamento é realizado imediatamente, e o comprovante é enviado via WhatsApp. Se não houver disponibilidade, o paciente entra automaticamente na fila ambulatorial e é notificado quando surgir à vaga.
Para Alana Niege, gerente do Complexo Regulador Estadual, a mudança representa um avanço. “Ampliamos o horário de um canal acessível, eficiente e humanizado. Isso evita deslocamentos desnecessários e garante mais agilidade na marcação de exames e consultas”, afirmou.
Consulta online: acompanhe sua solicitação
Outra inovação é a plataforma digital lançada pela Sesapi, que permite ao cidadão acompanhar, em tempo real, o andamento de seus agendamentos ambulatoriais no Sistema Regula Piauí.
Através do site Regula Piauí o paciente pode verificar se sua solicitação está:
• Aguardando vaga;
• Agendada, com data, hora e local já definidos.
O acesso é feito de forma simples: basta inserir o CPF e o número do protocolo. Caso já possua o comprovante com QR Code, é possível apontar a câmera do celular e acessar o site automaticamente.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destacou a importância da ferramenta. “O sistema oferece mais transparência e agilidade, reduz filas, evita deslocamentos e garante eficiência no atendimento. É mais praticidade para a população e mais eficiência para a gestão pública”, afirmou.
Passo a passo para o paciente:
1. Procure a unidade básica de saúde do seu município.
2. Caso haja necessidade de atendimento hospitalar, a secretaria municipal agenda a consulta pelo Sistema Estadual de Regulação.
3. Se for em Teresina, valide o encaminhamento ligando para a Central de Marcação pelo número de telefone: (86) 2222-7150.
4. Receba seu número de protocolo.
5. Acompanhe o status da solicitação pelo site do Regula Piauí.
6. Mantenha seus dados atualizados para não perder o agendamento.
7. Com essas mudanças, o Piauí moderniza o fluxo de acesso à saúde pública, garantindo mais organização, comodidade e transparência no atendimento aos usuários do SUS.
Mín. 24° Máx. 38°